Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52629
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RosianeDiasRodrigues_DISSERT.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Adriana Almeida Sales dept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Rosiane Diaspt_BR
dc.date.accessioned2025-10-10T17:58:42Z-
dc.date.available2025-10-10T17:58:42Z-
dc.date.issued2025-10-10-
dc.date.submitted2025-06-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rosiane Dias. Ações afirmativas: estudo de caso múltiplo sobre a implementação da política de cotas raciais na pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás.. 2025. 187 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52629-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.pt_BR
dc.description.abstractNas instituições de ensino superior públicas, tem-se observado uma difusão significativa e crescente de políticas de inclusão, decorrente principalmente da aprovação de resoluções em seus conselhos universitários, determinando que seus programas de pós-graduação criem ações afirmativas em seus processos de seleção, numa tentativa de impulsionar a entrada da população negra nesse nível de ensino. A presente pesquisa constrói-se na Área de Concentração Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Profissional da Universidade de Brasília. O objetivo deste estudo de caso múltiplo é comparar os instrumentos de implementação da política de cotas raciais nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ainda analisar dados de ingresso, de modo a identificar possíveis contribuições entre as instituições. Com apoio nos estudos de Bernardino-Costa (2024), Feres Júnior (2018), Gomes (2022) e Venturini (2023) acerca da implementação de cotas raciais na educação, foi possível verificar que, ainda que haja pontos de contribuição entre as duas instituições pesquisadas, ambas se alinham à maioria das universidades brasileiras que introduziram políticas de ações afirmativas, que o fizeram sem, no entanto, implementar mudanças mais profundas que procurem de fato incluir os grupos minorizados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAções afirmativas : estudo de caso múltiplo sobre a implementação da política de cotas raciais na pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiáspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAções afirmativaspt_BR
dc.subject.keywordPós-graduação stricto sensupt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In public universities, there has been a significant and growing diffusion of inclusion policies, mainly due to the approval of resolutions in their university councils, determining that their postgraduate programs create affirmative actions in their selection processes, in an attempt to encourage the entry of the black population into this level of education. This research is built on the Public Policy and Education Management Concentration Area of the Postgraduate Program in Education – Professional at the University of Brasília. The objective of this multiple case study is to compare the instruments for implementing the racial quota policy in the stricto sensu postgraduate programs at the University of Brasília (UnB) and the Federal University of Goiás (UFG) and also to analyze admission data in order to identify possible contributions between the institutions. Based on studies by Bernardino-Costa (2024), Feres Júnior (2018), Gomes (2022) and Venturini (2023) on the implementation of racial quotas in education, it was possible to verify that, although there are points of contribution between the two institutions researched, both are aligned with the majority of Brazilian universities that introduced affirmative action policies, which did so without, however, implementing deeper changes that actually seek to include minority groups.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.