| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Melo, Adriana Almeida Sales de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Rosiane Dias | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-10T17:58:42Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-10T17:58:42Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
| dc.date.submitted | 2025-06-06 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Rosiane Dias. Ações afirmativas: estudo de caso múltiplo sobre a implementação da política de cotas raciais na pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás.. 2025. 187 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52629 | - |
| dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Nas instituições de ensino superior públicas, tem-se observado uma difusão significativa e
crescente de políticas de inclusão, decorrente principalmente da aprovação de resoluções em
seus conselhos universitários, determinando que seus programas de pós-graduação criem ações
afirmativas em seus processos de seleção, numa tentativa de impulsionar a entrada da população
negra nesse nível de ensino. A presente pesquisa constrói-se na Área de Concentração Políticas
Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Profissional da
Universidade de Brasília. O objetivo deste estudo de caso múltiplo é comparar os instrumentos
de implementação da política de cotas raciais nos programas de pós-graduação stricto sensu da
Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ainda analisar
dados de ingresso, de modo a identificar possíveis contribuições entre as instituições. Com
apoio nos estudos de Bernardino-Costa (2024), Feres Júnior (2018), Gomes (2022) e Venturini
(2023) acerca da implementação de cotas raciais na educação, foi possível verificar que, ainda
que haja pontos de contribuição entre as duas instituições pesquisadas, ambas se alinham à
maioria das universidades brasileiras que introduziram políticas de ações afirmativas, que o
fizeram sem, no entanto, implementar mudanças mais profundas que procurem de fato incluir
os grupos minorizados. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Ações afirmativas : estudo de caso múltiplo sobre a implementação da política de cotas raciais na pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ações afirmativas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Pós-graduação stricto sensu | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | In public universities, there has been a significant and growing diffusion of inclusion policies,
mainly due to the approval of resolutions in their university councils, determining that their
postgraduate programs create affirmative actions in their selection processes, in an attempt to
encourage the entry of the black population into this level of education. This research is built
on the Public Policy and Education Management Concentration Area of the Postgraduate
Program in Education – Professional at the University of Brasília. The objective of this multiple
case study is to compare the instruments for implementing the racial quota policy in the stricto
sensu postgraduate programs at the University of Brasília (UnB) and the Federal University of
Goiás (UFG) and also to analyze admission data in order to identify possible contributions
between the institutions. Based on studies by Bernardino-Costa (2024), Feres Júnior (2018),
Gomes (2022) and Venturini (2023) on the implementation of racial quotas in education, it was
possible to verify that, although there are points of contribution between the two institutions
researched, both are aligned with the majority of Brazilian universities that introduced
affirmative action policies, which did so without, however, implementing deeper changes that
actually seek to include minority groups. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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