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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52625
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Title: A arte-educação como veículo de expressão da identidade de pessoas refugiadas
Authors: Carvalho, Marina Porto
Orientador(es):: Souza, Rodrigo Matos de
Assunto:: Arte e educação
Identidade
Refugiados
Direitos humanos
Issue Date: 10-Oct-2025
Citation: CARVALHO, Marina Porto. A arte-educação como veículo de expressão da identidade de pessoas refugiadas. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Abstract: Neste projeto abordaremos a arte-educação enquanto estratégia para auxiliar as pessoas em situação de refúgio a se inserirem na cultura brasileira, e sua interligação com os direitos humanos. Buscase compreender se a arte-educação esteve presente no cotidiano das pessoas refugiadas entrevistadas e explorar a sua potencialidade na inserção e na expressão da identidade e desenvolvimento cognitivo e criativo de pessoas refugiadas. Ao longo do projeto, em junção com a bibliografia, será possível uma melhor compreensão da importância da arte-educação para as pessoas refugiadas. Essa pesquisa terá um recorte voltado para as pessoas venezuelanas acolhidas na Casa Bom Samaritano, localizada em Brasília, Distrito Federal. A pesquisa se utilizará da metodologia das narrativas (auto)biográficas e será qualitativa. Foi realizada revisão sistemática de literatura em conjunto com uma análise de conteúdo. Ao todo foram entrevistadas 10 pessoas refugiadas sendo 6 mulheres e 4 homens. A faixa etária das pessoas entrevistadas foi de 24 anos até 40 anos. No momento da realização das entrevistas, 40 pessoas venezuelanas habitavam a Casa Bom Samaritano. As conclusões das entrevistas demonstraram um apreço pelas artes por parte das pessoas entrevistadas, todavia, apenas 3 das pessoas entrevistadas afirmaram ter tido contato com a arte-educação formalmente durante sua trajetória acadêmica. A arte-educação participa do desenvolvimento cognitivo e motor de estudantes, dá vasão para a expressão dos sentimentos e emoções, estimula a criatividade e o pensamento crítico.
Abstract: In this project we will address art-education as a strategy that can help refugees insert themselves into the Brazilian culture and its interconnection with human rights. We seek to understand if arteducation was present in the daily life of the refugees interviewed and explore its potential in the insertion and expression of identity and cognitive and creative development of refugees. Throughout the project, in conjunction with the bibliography, it will be possible to better understand the importance of art-education for refugees. This research will have a focus on the Venezuelan refugees hosted in the Casa Bom Samaritano, located in Brasilia, Distrito Federal. The research will use the methodology of (auto)biographical narratives and will be qualitative. A systematic literature review was performed together with a content analysis. In all, 10 refugees were interviewed, 6 women and 4 men. The age range of the people interviewed was from 24 years to 40 years. At the time of the interviews, 40 Venezuelan people lived in the Casa Bom Samaritano. Three visits were made to the institution for the interviews. The conclusions of the interviews showed an appreciation for the arts by the people interviewed, however, only 3 of the interviewees stated that they had contact with art-education formally during their academic trajectory. Arteducation participates in the cognitive and motor development of students, gives space for the expression of feelings and emotions, stimulates creativity and critical thinking.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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