Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52623
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
MarcioFariasBarbosa_DISSERT.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O uso do alimento como suporte pedagógico para desenvolver a aprendizagem significativa
Autor : Barbosa, Márcio Farias
Orientador(es):: Maia, Hélio José Santos
Assunto:: Alimentação
Teoria da aprendizagem significativa
Dificuldades de aprendizagem
Fecha de publicación : 10-oct-2025
Citación : BARBOSA, Márcio Farias. O uso do alimento como suporte pedagógico para desenvolver a aprendizagem significativa. 2024. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : A presente pesquisa aborda a aplicação de alimentos em sala de aula como uma estratégia para facilitar a compreensão de conceitos abstratos e promover uma aprendizagem contextualizada e significativa, especialmente para alunos com dificuldades de aprendizado. A problemática central está na busca por métodos inovadores para engajar os estudantes e conectar os conteúdos escolares com a realidade dos alunos, utilizando o alimento como recurso pedagógico para reforçar os vínculos entre novos conhecimentos e saberes prévios. O estudo teve como objetivo geral investigar como o uso de alimentos pode impactar a aprendizagem significativa no 6º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Para isso, delineouse uma abordagem metodológica qualitativa, com pesquisa exploratória e coleta de dados por meio de questionários direcionados aos alunos e professores, além de observações em sala de aula. O público-alvo foram alunos com dificuldades de aprendizagem que participam de atividades de apoio pedagógico no Colégio Militar de Brasília. A fundamentação teórica baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que defende que novos conhecimentos são melhor assimilados quando se conectam a estruturas cognitivas já existentes nos alunos. Os resultados indicaram que o uso de alimentos como recurso pedagógico contribuiu para o engajamento dos alunos e facilitou a compreensão de conteúdos complexos, especialmente ao associar os temas escolares com situações práticas do cotidiano. Os professores relataram que atividades que envolviam alimentos, como o uso de frutas para ensinar frações e a preparação de receitas para ilustrar textos injuntivos, proporcionaram um aprendizado mais concreto e acessível aos alunos. Além disso, a pesquisa revelou novas possibilidades de interdisciplinaridade e reforçou a importância do contexto cultural e social na aprendizagem. Contrariamente, observou-se que, em alguns casos, o uso de alimentos como mero incentivo ou recompensa não promoveu a aprendizagem significativa, pois não criava uma conexão efetiva entre o conteúdo e o aluno. Dessa forma, constatou-se que o alimento, enquanto recurso pedagógico, tem o potencial de enriquecer o ambiente educacional e proporcionar uma aprendizagem significativa, desde que seja utilizado com intencionalidade e alinhado aos objetivos de ensino. Como produto da pesquisa foi proposto a implementação de um projeto pedagógico contínuo para integrar o uso de alimentos nas aulas do 6º ano, de forma transversal, nas aulas do turno integral reforçando a contextualização dos saberes e promovendo um ensino colaborativo.
Abstract: This research addresses the application of food in the classroom as a strategy to facilitate the understanding of abstract concepts and promote contextualized and meaningful learning, especially for students with learning difficulties. The central issue is the search for innovative methods to engage students and connect school content with their reality, using food as a pedagogical resource to strengthen the links between new knowledge and prior understanding. The general objective of the study was to investigate how the use of food can impact meaningful learning in the 6th grade of elementary school, specifically in the subjects of Portuguese Language and Mathematics. For this, a qualitative methodological approach was outlined, with exploratory research and data collection through questionnaires directed at students and teachers, as well as classroom observations. The target audience consisted of students with learning difficulties who participate in pedagogical support activities at the Colégio Militar de Brasília. The theoretical foundation was based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, which argues that new knowledge is better assimilated when connected to existing cognitive structures in students. The results indicated that the use of food as a pedagogical resource contributed to student engagement and facilitated the understanding of complex content, especially by associating school topics with practical, everyday situations. Teachers reported that activities involving food, such as using fruits to teach fractions and preparing recipes to illustrate instructional texts, provided a more concrete and accessible learning experience for students. Furthermore, the research revealed new possibilities for interdisciplinarity and reinforced the importance of cultural and social context in learning. Conversely, it was observed that, in some cases, using food merely as an incentive or reward did not promote meaningful learning, as it did not create an effective connection between the content and the student. Thus, it was found that food, as a pedagogical resource, has the potential to enrich the educational environment and provide meaningful learning, provided it is used intentionally and aligned with teaching objectives. As a product of the research, the implementation of a continuous pedagogical project was proposed to integrate the use of food into 6th-grade classes in a transversal manner, reinforcing the contextualization of knowledge and promoting collaborative teaching.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52623/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.