http://repositorio.unb.br/handle/10482/52420
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_TopicosAstronomiaCurriculos.pdf | 816,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Tópicos de astronomia nos currículos de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas |
Other Titles: | Temas de astronomía en el plan de estudios del profesorado en Ciencias Biológicas Topics of astronomy in the curriculum of the teaching degree in Biological Sciences |
Authors: | Nunes, João Antonio Alves Ribeiro, Laís Barbosa Silva, Delano Moody Simões da |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-4331-0266 https://orcid.org/0000-0002-9614-6797 https://orcid.org/0000-0002-6784-6161 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto:: | Astronomia - estudo e ensino Ciências - estudo e ensino Professores - formação Projeto pedagógico |
Issue Date: | 24-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
Citation: | NUNES, João Antonio Alves; RIBEIRO, Laís Barbosa; SILVA, Delano Moody Simões da. Tópicos de astronomia nos currículos de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 36, p. 07-23, 2023. DOI: https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.36.07. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/659. Acesso em: 30 jun. 2025. |
Abstract: | Os conteúdos de Astronomia são ministrados no Ensino Fundamental Anos Finais na disciplina de Ciências, por profissionais formados em Licenciaturas Científicas, como Ciências Biológicas. Nesse contexto, a formação inicial desses docentes é questionada, mas investigações sobre o currículo desses cursos para o ensino de Astronomia são escassas. Com isso, o objetivo desse trabalho foi analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades Federais do Brasil em relação aos conteúdos de Astronomia. Para isso, foi realizado um estudo exploratório que utiliza como método a pesquisa documental, através da busca de palavraschave relacionadas a Astronomia, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. As disciplinas e conteúdos de Astronomia encontrados foram classificados conforme a Análise de Conteúdo de Bardin. Foram analisadas 55 instituições do total de 61 Universidades Federais Brasileiras que possuem curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Dessas, apenas 18 possuem conteúdos de Astronomia no currículo. Ao todo, foram encontradas 23 disciplinas, sendo que apenas quatro possuem a ementa composta exclusivamente por conteúdos de Astronomia. Por fim, o presente estudo corrobora a hipótese de que cursos de Biologia negligenciam os assuntos astronômicos e colabora com as discussões acerca da formação inicial de professores de Ciências para o ensino de Astronomia. |
Abstract: | Astronomy content is taught in the finalo years of the Elementary School within the Science subject, by professors holding Scientific degrees, such as Biological Sciences. In this context, the initial formation of these teachers is questioned, but investigations about the curriculum of these courses for the teaching of Astronomy are scarce. With that goal in mind, the objective of this work is to analyze the curricula of the Teacher's courses in Biological Sciences of the Federal Universities of Brazil about the contents of Astronomy. For this, an exploratory study was carried out that uses documental research as a method, through the search for keywords related to Astronomy, in the Pedagogical Projects of the Courses. The subjects and contents of Astronomy found were classified according to the Content Analysis of Bardin. We analyzed 55 institutions out of 61 Brazilian Federal Universities that have a degree in Biological Sciences. Of these, only 18 have Astronomy content in their curriculum. In all, were found 23 subjects, and only four have a menu composed exclusively of Astronomy content. Finally, the present study corroborates the hypothesis that Biology courses neglect astronomical matters and collaborate with the discussions about the initial formation of Science teachers for the teaching of Astronomy. |
Resumen: | Los contenidos de Astronomía se imparten en los últimos años de la Escuela Primaria en la disciplina de Ciencias, por graduados en Licenciaturas Científicas, como Ciencias Biológicas. Por cierto, se cuestiona la formación inicial de estos profesores, pero las investigaciones sobre el plan de estudios de estos cursos para la enseñanza de la Astronomía son escasas. El objetivo de este trabajo fue analizar los planes de estudio de la Licenciatura en Ciencias Biológicas de las Universidades Federales de Brasil en relación a los contenidos de Astronomía. Se realizó un estudio exploratorio utilizando como método la investigación documental, mediante la búsqueda de palabras clave relacionadas con la Astronomía en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos. Los temas y contenidos de Astronomía encontrados fueron clasificados según el Análisis de Contenido. Analizamos 55 instituciones del total de 61 universidades que tienen licenciatura en Ciencias Biológicas. De ellos, sólo 18 tienen contenidos de Astronomía en el plan de estudios. Se encontraron 23 disciplinas, pero sólo cuatro tienen su menú compuesto exclusivamente por contenidos de Astronomía. Corroboramos la hipótesis de que los cursos de Biología descuidan los temas astronómicos y colaboramos con las discusiones sobre la formación inicial de los profesores de ciencias para enseñar Astronomía. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Ecologia (IB ECL) Departamento de Genética e Morfologia (IB GEM) Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular Programa de Pós-Graduação em Ecologia |
DOI: | https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.36.07 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.