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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52414
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Titre: Corredores econômicos segunda a abordagem da engenharia territorial : caso do corredor econômico da BR-020
Auteur(s): Aragão, Joaquim José Guilherme de
Yamashita, Yaeko
Nonato, Marcos Paulo de Assis Teixeira
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto:: Engenharia
Corredores econômicos
Infraestrutura
Date de publication: 2024
Editeur: Galoá
Référence bibliographique: ARAGÃO, Joaquim José Guilherme de; YAMASHITA, Yaeko; NONATO, Marcos Paulo de Assis Teixeira. Corredores econômicos segunda a abordagem da engenharia territorial: caso do corredor econômico da BR-020, 38., 2024, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. S. l.: Galoá, 2024. Disponível em: https://proceedings.science/anpet/anpet-2024/trabalhos/analisando-corredores-economicos-segunda-a-abordagem-da-engenharia-territorial-c?lang=pt-br. Acesso em: 9 set. 2025.
Résumé: Na medida em que os corredores econômicos estão sendo reconhecido como uma importante estratégia de desenvolvimento territorial e investimento em infraestruturas, sua modelagem vem sendo discutida cada vez mais frequente na literatura. Entretanto, os projetos não levam em consideração os efeitos multiplicadores fiscais dos investimentos inseridos. Na abordagem da Engenharia Territorial, os investimentos em infraestrutura são inseridos em programas de desenvolvimento territorial precisamente para cobrir as despesas públicas, abrindo, assim, espaço fiscal adicional para os investimentos. O presente artigo apresenta, de forma suscinta, os principais passos metodológicos no desenvolvimento de corredores usadas na Engenharia Territorial, exemplificando sua aplicação no Corredor Econômico BR-020.
Abstract: As economic corridors are increasingly being recognized as an important strategy for territorial development and infrastructure investment, their modeling is being discussed more frequently in the literature. However, both the projects of corridors and their modeling do not take into account the fiscal multiplier effects of the investments made. In the Territorial Engineering approach, infrastructure investments are included in territorial development programs precisely to cover public expenses, thereby creating additional fiscal space for investments. This article succinctly presents the main methodological steps of corridor modeling used in Territorial Engineering, taking as example its application to the BR-020 Economic Corridor.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
metadata.dc.relation.publisherversion: https://proceedings.science/anpet/anpet-2024/trabalhos/analisando-corredores-economicos-segunda-a-abordagem-da-engenharia-territorial-c?lang=pt-br#
Collection(s) :Trabalhos apresentados em evento

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