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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52337
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Titre: Improvisações de povoada : afro epistemes, coletividades e possibilidades de improvisação em danças
Auteur(s): Motta, Ivana Delfino
Orientador(es):: Veloso, Jorge das Graças
Coorientador(es):: Paula, Franciane Salgado de
Assunto:: Dança - improvisação
Antirracismo
Africanidades
Cultura afro-brasileira
Date de publication: 23-jui-2025
Référence bibliographique: MOTTA, Ivana Delfino. Improvisações de povoada: afro epistemes, coletividades e possibilidades de improvisação em danças. 2025. 185 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: Esta tese propõe uma metodologia afrorreferenciada de pensamento/ação em improvisação em danças, agenciando epistemes negras aprendidas/apreendidas em movências e sociabilidades de algumas práticas culturais afrodiaspóricas do Brasil. O objetivo de Improvisações de Povoada não é reproduzir ou recriar as vivências destes contextos, mas sim compreendê-las como tecnologias que articulam modos de mover e se organizar que corporificam princípios sociocosmológicos e filosóficos afrodiaspóricos elaborados no país. As conexões com os Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros (Trindade, 2005) permitem perceber e experienciar caminhos para a improvisação, dialogando com diferentes contextos e intencionalidades desde uma prática que convida os corpos/corpas a uma experiência singular-comunitária pautada nas africanidades brasileiras. Tal proposição permite ampliar o imaginário e a produção de conhecimento em improvisações em danças desde as epistemologias negras, defendendo narrativas pluriversais sobre o assunto.
Abstract: This thesis proposes a methodology for thinking/acting in dance improvisation from afro-referenced perspectives, using black epistemes learned/apprehended in the movements and sociabilities of some Afro-diasporic cultural practices in Brazil. The aim of Improvisações de Povoada is not to reproduce or recreate the experiences of these contexts, but to understand them as technologies that articulate ways of moving and organizing that embody Afro-diasporic sociocosmological and philosophical principles elaborated in the country. The connections with the Afro-Brazilian Civilizational Values (Trindade, 2005) allow us to perceive and experience paths for improvisation, dialoguing with different contexts and intentions from a practice that invites bodies to a singular-community movement based on Brazilian Africanities. This proposition allows us to expand the production of knowledge on improvisation in dance from black epistemologies, defending pluriversal narratives on the subject.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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