Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52328
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ICMSEcologicoGastos.pdf326,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Elivaldo Ribeiro de-
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Freitas da-
dc.contributor.authorDuarte, Júlio Cesar Messias-
dc.contributor.authorAmaral, Vera Lúcia de Sousa-
dc.date.accessioned2025-06-17T12:59:02Z-
dc.date.available2025-06-17T12:59:02Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationSANTANA, Elivaldo Ribeiro de; SILVA, Ricardo Freitas da; DUARTE, Júlio Cesar Messias; AMARAL, Vera Lúcia de Sousa. ICMS ecológico (ICMS-e) e gastos com as funções gestão ambiental e saneamento no contexto do bioma cerrado: uma análise exploratória com municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Revista de Gestão Social e Ambiental, Miami, v. 18, n. 11, e010019, 2024. DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n11-232. Disponível em: https://rgsa.openaccesspublications.org/rgsa/article/view/10019/5070. Acesso em: 02 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52328-
dc.description.abstractObjetivo: O objetivo neste trabalho foi verificar a correlação do montante de repasses de ICMS-e com os gastos nas funções gestão ambiental e saneamento dos municípios com área de Cerrado superior a 50%. Referencial Teórico: A criação do ICMS ecológico como compensação financeira aos municípios que possuem maior parte de seu território ocupada por áreas de conservação ambiental. Método: A amostra utilizada é composta por 47 municípios sul mato-grossenses. Os dados de repasse do ICMSe foram obtidos por meio de contato via email institucional com os responsáveis pela Gerência de Unidades de Conservação (GUC) do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL). Os dados da despesa municipal com as funções gestão ambiental e saneamento foram obtidos na página eletrônica da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) através do aplicativo Finanças do Brasil (FINBRA). O recorte temporal dos dados foi de 2002 a 2012. Aplicou-se a análise de correlação de Pearson ao nível de significância de 5% (p < 0,05). Resultados e Discussão: Os resultados mostram que o relacionamento entre as variáveis: total anual dos repasses de ICMS-e (TAR_ICMS-e) e o total anual dos gastos na função gestão ambiental (TA_GestAmb) é positivo e estatisticamente significativo (r = 0,872 e p = 0,000). Implicações/Valor: Ante o exposto, verifica-se que a força do coeficiente de correlacionamento é forte. O coeficiente r de Pearson também fornece o grau da variação conjunta dessas variáveis e, com isso, estima-se que 76% do investimento em TA_GestAmb seja um reflexo do repasse recebido do TAR_ICMS-e. Originalidade/Valor: No tocante a variável: total anual dos gastos na função saneamento (TA_San), o resultado mostra uma correlação positiva e não significativa estatisticamente (r = 0,093 e p =0,785), porém, o efeito é praticamente nulo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRGSA – Revista de Gestão Social e Ambientalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleICMS ecológico (ICMS-e) e gastos com as funções gestão ambiental e saneamento no contexto do bioma cerrado : uma análise exploratória com municípios do estado de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.title.alternativeEcological ICMS (ICMS-e) and expenditure on environmental management and sanitation functions in the context of the cerrado biome : an exploratory analysis with municipalities of the state of Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.title.alternativeICMS Ecológico (ICMS-e) y gastos en gestión ambiental y funciones de saneamiento en el contexto del bioma cerrado : un análisis exploratorio con municipios del estado de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCerradospt_BR
dc.subject.keywordGestão ambientalpt_BR
dc.subject.keywordSaneamento ambientalpt_BR
dc.subject.keywordICMS Ecológicopt_BR
dc.subject.keywordMato Grosso do Sul (Estado)pt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) Licença de Atribuição CC BY do Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24857/rgsa.v18n11-232pt_BR
dc.description.abstract1Objective: The objective of this work was to verify the correlation of the amount of transfers of ICMS-e with the expenses in the environmental management and sanitation functions of the municipalities with a Cerrado area greater than 50%. Theoretical Framework: The creation of the ecological ICMS as financial compensation for municipalities that have a majority of their territory occupied by environmental conservation areas. Method: The sample used is composed of 47 municipalities in the state of Mato Grosso do Sul. The transfer data of the ICMS-e were obtained through contact via institutional email with those responsible for the Management of Conservation Units (GUC) of the Environment Institute of Mato Grosso do Sul (IMASUL). Municipal expenditure data for the environmental management and sanitation functions were obtained from the website of the National Treasury Secretariat (STN) through the Finances of Brazil (FINBRA) application. The time frame of the data was from 2002 to 2012. Pearson's correlation analysis was applied at a significance level of 5% (p <0.05). Results and Discussion: The results show that the relationship between the variables: annual total of transfers of ICMS-e (TAR_ICMS-e) and the annual total of expenditures in the environmental management function (TA_GestAmb) is positive and statistically significant (r = 0.872 and p = 0.000). Research Implications: Given the above, it appears that the strength of the correlation coefficient is strong. Pearson's r coefficient also provides the degree of joint variation of these variables and, therefore, it is estimated that 76% of the investment in TA_GestAmb is a reflection of the transfer received from TAR_ICMS-e. Originality/Value: Regarding the variable: total annual expenditure on the sanitation function (TA_San), the result shows a positive and not statistically significant correlation (r = 0.093 and p = 0.785), however, the effect is practically null.pt_BR
dc.description.abstract2Objetivo: El objetivo de este trabajo fue verificar la correlación del monto de las transferencias del ICMS-e con el gasto en las funciones de gestión ambiental y saneamiento de municipios con área de Cerrado mayor al 50%. Referente teórico: La creación del ICMS ecológico como compensación económica a los municipios que tienen la mayor parte de su territorio ocupado por áreas de conservación ambiental. Método: La muestra utilizada consta de 47 municipios del sur de Mato Grosso. Los datos de transferencia del ICMS-e se obtuvieron mediante contacto vía correo electrónico institucional con los responsables de la Unidad de Gestión de Conservación (GUC) del Instituto Ambiental de Mato Grosso do Sul (IMASUL). Los datos sobre el gasto municipal para las funciones de gestión ambiental y saneamiento se obtuvieron en la página electrónica de la Secretaría del Tesoro Nacional (STN) a través de la aplicación Finanzas de Brasil (FINBRA). El período de corte de datos fue de 2002 a 2012. Se aplicó el análisis de correlación de Pearson al nivel de significancia del 5% (p < 0,05). Resultados y Discusión: Los resultados muestran que la relación entre las variables: total anual de las transferencias del ICMS-e (TAR_ICMS-e) y el total anual de los gastos en la función de gestión ambiental (TA_GestAmbassador) es positiva y estadísticamente significativa (r = 0,872 y p = 0,000). Implicaciones/Valor: En vista de lo anterior, la fuerza del coeficiente de correlación es fuerte. El coeficiente r de Pearson también proporciona el grado de variación conjunta de estas variables, y por lo tanto se estima que el 76% de la inversión en TA_GestAmbassador es un reflejo de la transferencia recibida de TAR_ICMS-e. Originalidad/Valor: Respecto a la variable: total de gastos anuales en la función de saneamiento (TA_San), el resultado muestra una correlación positiva y no estadísticamente significativa (r = 0,093 y p = 0,785), sin embargo, el efecto es prácticamente nulo.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0911-5675pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6597-9358pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6413-5367pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4961-2318pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.