http://repositorio.unb.br/handle/10482/52309
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_StelaMartinsTeles_TESE.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A recursividade nas produções subjetivas de docência e orientação por professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT |
Outros títulos: | Recursion in the subjective productions of teaching and guidance of teachers of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT |
Autor(es): | Teles, Stela Martins |
Orientador(es): | Martins, Maristela Rossato |
Assunto: | Teoria da subjetividade Pós-graduação stricto sensu Mestrado profissional Docência universitária |
Data de publicação: | 5-Jun-2025 |
Data de defesa: | 26-Fev-2024 |
Referência: | TELES, Stela Martins. A recursividade nas produções subjetivas de docência e orientação por professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. 2024. 146 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. |
Resumo: | A tese tem como objetivo central compreender a recursividade na produção dos sentidos subjetivos para a configuração subjetiva de docência e de orientação de professores do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa foi realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a participação de dois docentes-orientadores. Como aporte teórico, foi usada a Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica, que compreende a subjetividade como uma produção tipicamente humana, acontecida na cultura e protagonizada pelo indivíduo. A pesquisa foi desenvolvida por meio da Metodologia Construtiva-Interpretativa e as informações para análise foram geradas a partir de dinâmicas conversacionais direcionadas por um roteiro semiestruturado. A análise foi guiada pela construção interpretativa de indicadores e hipóteses relativas à configuração subjetiva da orientação e da docência. Concluiu-se que a orientação acadêmica e a docência estão constituídas pelas experiências vividas pelo docente-orientador nas práticas de ensino e pela prática de orientação no ProfEPT. |
Abstract: | The thesis's central objective is to understand the recursiveness in the production of subjective meanings for the subjective configuration of teaching and guidance of teachers of the Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT.The research was carried out in the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education in the National Network of the Federal Institutes of Education, Science and Technology and a teacher-advisor participated. The research had as its theoretical contribution the Theory of Subjectivity from a cultural-historical perspective that understands subjectivity as a typically human production that takes place in culture, led by the individual. The research was developed using the Constructive-Interpretative Methodology, the information for analysis was generated from conversational dynamics guided by a semi-structured script. The analysis was guided by the interpretative construction of indicators and hypotheses relating to the subjective configuration of guidance and orientation. We conclude that academic guidance and teaching are constituted by the experiences lived by the teacher-advisor in teaching practices and the guidance practice at ProfEPT. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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