Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Martins, Maristela Rossato | - |
dc.contributor.author | Teles, Stela Martins | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T16:42:13Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T16:42:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-26 | - |
dc.identifier.citation | TELES, Stela Martins. A recursividade nas produções subjetivas de docência e orientação por professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. 2024. 146 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52309 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese tem como objetivo central compreender a recursividade na produção dos sentidos
subjetivos para a configuração subjetiva de docência e de orientação de professores do
Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa foi realizada
no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do
Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a participação de dois
docentes-orientadores. Como aporte teórico, foi usada a Teoria da Subjetividade na
perspectiva cultural-histórica, que compreende a subjetividade como uma produção
tipicamente humana, acontecida na cultura e protagonizada pelo indivíduo. A pesquisa
foi desenvolvida por meio da Metodologia Construtiva-Interpretativa e as informações
para análise foram geradas a partir de dinâmicas conversacionais direcionadas por um
roteiro semiestruturado. A análise foi guiada pela construção interpretativa de indicadores
e hipóteses relativas à configuração subjetiva da orientação e da docência. Concluiu-se
que a orientação acadêmica e a docência estão constituídas pelas experiências vividas
pelo docente-orientador nas práticas de ensino e pela prática de orientação no ProfEPT. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A recursividade nas produções subjetivas de docência e orientação por professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT | pt_BR |
dc.title.alternative | Recursion in the subjective productions of teaching and guidance of teachers of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da subjetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação stricto sensu | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mestrado profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência universitária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis's central objective is to understand the recursiveness in the production of
subjective meanings for the subjective configuration of teaching and guidance of teachers
of the Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT.The
research was carried out in the Professional Master's Degree in Professional and
Technological Education – ProfEPT of the Postgraduate Program in Professional and
Technological Education in the National Network of the Federal Institutes of Education,
Science and Technology and a teacher-advisor participated. The research had as its
theoretical contribution the Theory of Subjectivity from a cultural-historical perspective
that understands subjectivity as a typically human production that takes place in culture,
led by the individual. The research was developed using the Constructive-Interpretative
Methodology, the information for analysis was generated from conversational dynamics
guided by a semi-structured script. The analysis was guided by the interpretative
construction of indicators and hypotheses relating to the subjective configuration of
guidance and orientation. We conclude that academic guidance and teaching are
constituted by the experiences lived by the teacher-advisor in teaching practices and the
guidance practice at ProfEPT. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|