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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52309
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2024_StelaMartinsTeles_TESE.pdf1,33 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.advisorMartins, Maristela Rossato-
dc.contributor.authorTeles, Stela Martins-
dc.date.accessioned2025-06-05T16:42:13Z-
dc.date.available2025-06-05T16:42:13Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.date.submitted2024-02-26-
dc.identifier.citationTELES, Stela Martins. A recursividade nas produções subjetivas de docência e orientação por professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. 2024. 146 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52309-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA tese tem como objetivo central compreender a recursividade na produção dos sentidos subjetivos para a configuração subjetiva de docência e de orientação de professores do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa foi realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a participação de dois docentes-orientadores. Como aporte teórico, foi usada a Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica, que compreende a subjetividade como uma produção tipicamente humana, acontecida na cultura e protagonizada pelo indivíduo. A pesquisa foi desenvolvida por meio da Metodologia Construtiva-Interpretativa e as informações para análise foram geradas a partir de dinâmicas conversacionais direcionadas por um roteiro semiestruturado. A análise foi guiada pela construção interpretativa de indicadores e hipóteses relativas à configuração subjetiva da orientação e da docência. Concluiu-se que a orientação acadêmica e a docência estão constituídas pelas experiências vividas pelo docente-orientador nas práticas de ensino e pela prática de orientação no ProfEPT.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA recursividade nas produções subjetivas de docência e orientação por professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPTpt_BR
dc.title.alternativeRecursion in the subjective productions of teaching and guidance of teachers of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPTpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTeoria da subjetividadept_BR
dc.subject.keywordPós-graduação stricto sensupt_BR
dc.subject.keywordMestrado profissionalpt_BR
dc.subject.keywordDocência universitáriapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The thesis's central objective is to understand the recursiveness in the production of subjective meanings for the subjective configuration of teaching and guidance of teachers of the Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT.The research was carried out in the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education in the National Network of the Federal Institutes of Education, Science and Technology and a teacher-advisor participated. The research had as its theoretical contribution the Theory of Subjectivity from a cultural-historical perspective that understands subjectivity as a typically human production that takes place in culture, led by the individual. The research was developed using the Constructive-Interpretative Methodology, the information for analysis was generated from conversational dynamics guided by a semi-structured script. The analysis was guided by the interpretative construction of indicators and hypotheses relating to the subjective configuration of guidance and orientation. We conclude that academic guidance and teaching are constituted by the experiences lived by the teacher-advisor in teaching practices and the guidance practice at ProfEPT.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolarpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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