Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mietto, Gabriela Sousa de Melo | - |
dc.contributor.author | Santos, Avany Rodrigues Teixeira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-29T18:28:48Z | - |
dc.date.available | 2025-05-29T18:28:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Avany Rodrigues Teixeira dos. Narrativas das crianças da Educação Infantil sobre o faz de conta. 2024. 194 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52299 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A imaginação vivenciada através do faz de conta possui um papel central para o
desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, especialmente durante o ciclo da
Educação Infantil. Embora existam valiosas contribuições de abordagens teóricas clássicas e
de autores contemporâneos sobre esta temática, ainda é incipiente o número de pesquisas em
que a perspectiva das crianças sobre o próprio processo do brincar atrelado ao desenvolvimento
da imaginação, seja considerado. Muito já se pesquisou sobre o papel do brincar na Educação
Infantil, porém, ainda pouco se escutou das crianças sobre como vivenciam e compreendem
este processo. Assim, este estudo objetivou analisar as narrativas das crianças de 3 e 4 anos de
idade acerca do processo de imaginar nas situações de brincadeiras em contextos de relações
triádicas na Educação Infantil. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi embasada na
perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e Teoria Pragmática do Objeto, com análise
microgenética. O estudo foi realizado em uma Instituição Educacional Parceira da secretaria
de estado de Educação do Distrito Federal – IEP-SEEDF que oferta Educação Infantil, tendo
como participantes 15 crianças com idade entre 3 e 4 anos e a professora da turma. Como
procedimentos para construção das informações foram utilizados os seguintes instrumentos:
duas sessões de observações livres no contexto da rotina escolar, em que a pesquisadora fez o
registro por meio do diário de campo; três encontros de observações sistemáticas em contextos
de relações triádicas, registrados por meio de videogravações; um encontro de grupo focal em
contexto de relações triádicas, gravado em áudio e videogravação. O percurso metodológico
foi organizado a partir da consideração de informações significativas das anotações do diário
de campo, das transcrições e análises de recortes significativos das videogravações das
observações sistemáticas, e das videogravações e audiogravações do grupo focal com foco nas
relações triádicas (criança-professora/crianças-objetos). Os resultados mostram que na
perspectiva das crianças, o brincar ocorre enquanto fruição da imaginação nos mais diversos tempos e espaços da Educação Infantil, com destaque para a importância da linguagem, da
mediação da professora e do acesso aos objetos cotidianos para realização de suas criações
imaginárias, e que nesse processo de mediação docente cabe parceria lúdica com
intencionalidade e responsividade. O desenvolvimento do brincar de faz conta evidenciou ser
um processo cultural complexo, por meio do qual as crianças aprendem gradativamente a criar
situações imaginárias fazendo usos simbólicos de objetos cotidianos convencionais, usos
substitutos e com ausência física dos objetos, depois refazem esses graus de complexidade em
narrativas simbólicas. Foram identificadas três novas categorias de construções simbólicas
apoiadas pelo uso da linguagem. Na perspectiva das crianças, elas brincam de faz de conta pela
necessidade de vivenciar desejos ainda não realizáveis. Acreditamos que os achados desta
pesquisa podem colaborar para ampliar a compreensão dos processos envolvidos no
desenvolvimento do brincar de faz conta a partir das perspectivas das crianças, e fomentar
discussões envolvendo o planejamento curricular da Educação Infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Narrativas das crianças da Educação Infantil sobre o faz de conta | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imaginação - infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras - psicanálise e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras - imaginação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículos - planejamento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Imagination experienced through pretend play a central role in child development in
the early years of life, especially during the Early Childhood Education cycle.
Although there are valuable contributions from classic theoretical approaches and
contemporary authors on this subject, the number of studies that consider children's
perspectives on the process of play itself, linked to the development of imagination,
is still incipient. Much research has been done on the role of play in Early Childhood
Education, but little has been heard from children about how they experience and
understand this process. Therefore, this study aimed to analyze children's narratives
of 3 and 4-year-old children about the process of imagining in play situations in
contexts of triadic relationships in Early Childhood Education. The research was
qualitative and based on the perspective of Historical-Cultural Psychology and
Pragmatic Object Theory, with microgenetic analysis. The study was carried out in
a Partner Educational Institution of the Federal District's Secretary of State for
Education - IEP-SEEDF, which offers Early Childhood Education. 15 children aged
between 3 and 4 and the class teacher took part. The following instruments were
used as procedures for constructing the information: two sessions of free
observations in the context of the school routine, in which the researcher recorded
through a field diary; three meetings of systematic observations in contexts of triadic
relationships, recorded through video recordings; one meeting of a focus group in a
context of triadic relationships, recorded through audio and video recordings. The
methodological path was organized based on the consideration of significant
information from the field diary notes, the transcriptions and analysis of significant
clippings from the video recordings of the systematic observations, and the video
and audio recordings of the focus group with a focus on triadic relationships (child-teacher/children-objects). The results show that from the children's perspective, play
takes place as the fruition of the imagination in the most diverse times and spaces of
Early Childhood Education, highlighting the importance of language, the teacher's
mediation and access to everyday objects for the realization of their imaginary
creations, and that in this process of teacher mediation there is a playful partnership
with intentionality and responsiveness. The development of pretend play proved to
be a complex cultural process, through which children gradually learn to create
imaginary situations by making symbolic uses of conventional everyday objects,
substitute uses and the physical absence of objects, and then redo these degrees of
complexity in symbolic narratives. Three new categories of symbolic constructions
were identified, supported by the use of language. From the children's perspective,
they pretend play out of a need to experience desires that have not yet come true.
We believe that the findings of this research can help broaden our understanding of
the processes involved in the development of make-believe play from the children's
perspectives, and encourage discussions involving curriculum planning in Early
Childhood Education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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