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2025_LaraLeticiaPintoBarbosa_TESE.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Evidências de validade de avaliações psicológicas realizadas em processos seletivos no contexto da segurança pública
Autor : Barbosa, Lara Letícia Pinto
Orientador(es):: Moura, Cristiane Faiad de
Assunto:: Avaliação psicológica
Segurança pública
Concursos públicos
Evidências de validade
Fecha de publicación : 29-may-2025
Citación : BARBOSA, Lara Letícia Pinto. Evidências de validade de avaliações psicológicas realizadas em processos seletivos no contexto da segurança pública. 2025. 155 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : As avaliações psicológicas realizadas em concursos públicos têm por objetivo identificar a compatibilidade entre o perfil do candidato e o perfil esperado para o cargo pleiteado, de acordo com o levantado no Estudo Científico do Cargo em questão. Entretanto, as avaliações neste contexto têm enfrentado diferentes desafios que podem comprometer os seus resultados, tais como a interferência judicial, a exposição ilegal de testes na internet e o próprio viés de desejabilidade social. Estes e outros desafios tornam-se ainda mais preocupantes quando considerados os concursos no contexto da segurança pública. Os profissionais deste âmbito enfrentam uma realidade de alto estresse, marcada por riscos que podem resultar em seu adoecimento físico e psicológico. Levando isso em conta, esta tese teve como objetivo geral investigar evidências de validade da avaliação psicológica aplicada em concursos públicos no contexto da segurança pública. Para isso, esta tese está estruturada em quatro manuscritos. Os dois primeiros apresentam revisões sistemáticas realizadas para identificar traços de personalidade e habilidades cognitivas como preditores de desempenho do trabalho no contexto da segurança pública. O terceiro apresenta evidências de validade preditiva entre a avaliação psicológica aplicada em um concurso público de uma instituição de segurança pública e o desempenho dos candidatos no Curso de Formação Profissional (CFP). Por fim, o quarto manuscrito investiga, além das evidências de validade preditiva entre a avaliação psicológica e o desempenho no CFP, os possíveis efeitos da mudança no desenho instrucional dos cursos, devido à pandemia de Covid-19, no desempenho dos candidatos. Os resultados endossam a importância da avaliação psicológica em concursos públicos, entretanto, apontam os significativos impactos apresentados pelos desafios citados nas evidências de validade das referidas avaliações.
Abstract: Psychological assessments conducted in selection processes aim to identify the compatibility between the candidate's profile and the profile expected for the desired position, according to what is outlined in the scientific study of the respective job. However, assessments in this context have faced various challenges that can compromise their results, such as judicial interference, illegal exposure of tests on the internet, and the social desirability bias itself. These and other challenges become even more concerning when public tenders are considered in the context of public security. Professionals in this field face a high-stress reality, marked by risks that can result in physical and psychological illness. With this in mind, this thesis aimed to investigate the validity evidence of the psychological assessment applied in selection processes in the context of public security. To this end, this thesis is structured into four manuscripts. The first two present systematic reviews conducted to identify personality traits and cognitive skills as predictors of job performance in the context of public security. The third provides predictive validity evidence between the psychological assessment applied in a selection processes of a public security institution and the candidates' performance in the Professional Training Course (Curso de Formação Profissional – CFP). Finally, the fourth manuscript investigates, in addition to the predictive validity evidence between the psychological assessment and performance in the CFP, the possible effects of changes in the instructional design of courses due to the Covid-19 pandemic on candidates' performance. The results support the importance of psychological assessment in selection processes, but highlight the significant impacts of the challenges mentioned on the validity evidence of these assessments.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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