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Título: Proposta de protocolo para avaliação de risco psicológico em cuidadores pediátricos
Autor(es): Reis, Rejane Bernardes Santana
Orientador(es): Kohlsdorf, Maria Elaine
Assunto: Avaliação psicológica
Unidade de terapia intensiva neonatal
Unidade de terapia intensiva pediátrica
Revisão sistemática
Data de publicação: 29-Mai-2025
Referência: REIS, Rejane Bernardes Santana. Proposta de protocolo para avaliação de risco psicológico em cuidadores pediátricos. 2025. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo apresenta uma revisão sistemática dos últimos cinco anos sobre procedimentos e técnicas utilizados para avaliação dos aspectos psicológicos em unidades de terapia intensiva (UTI) pediátricas e neonatais. A hospitalização em UTIs pediátricas e neonatais é um momento de grande impacto emocional e psicossocial para crianças e suas famílias. O objetivo deste estudo foi explorar as ferramentas utilizadas na avaliação psicológica em UTIP e UTIN e discutir os impactos dessas intervenções no bem-estar psicológico das crianças e suas famílias, enfatizando instrumentos, desafios e considerações éticas associadas a esse processo. O método utilizado foi uma revisão sistemática da literatura no período de 2019 – 2024, utilizando as bases de dados PubMed, Periódicos CAPES, Lilacs e Scopus. Resultados: Foram selecionados 12 artigos e após a leitura na íntegra, as informações dos estudos foram organizadas e analisadas em categorias: 1) Impacto de intervenções em saúde mental com uso de instrumentos tecnológicos nos pais de crianças; 2) Condições clínicas e estudos observacionais e 3) Aspectos psicossociais e suporte qualitativo. Conclui-se que não há consenso na utilização de instrumentos para avaliação de aspectos psicológicos, porém a preocupação no cuidado da saúde mental de bebês, crianças e de seus cuidadores foi unânime na literatura analisada
Abstract: This article presents a systematic review of the last five years on techniques and procedures regarding psychological assessment in pediatric and neonatal intensive care units (ICU). Hospitalization in pediatric and neonatal ICUs is a time of great emotional and psychosocial impact for children and their families. The aim of this study was to explore the tools used in psychological assessment in pediatric and neonatal ICUs, and to discuss the impacts of these interventions on the psychological well-being of children and their families, emphasizing the instruments, challenges and ethical considerations associated with this process. The method used was a systematic review of the literature in the period 2019 – 2024, using the databases PubMed, Periódicos CAPES, Lilacs and Scopus. Results: Twelve articles were selected, and after full reading, the information from the studies was organized and analyzed into categories: 1) Impact of mental health interventions using technological instruments on Parents of Children; 2) Clinical Conditions and Observational Studies; and 3) Psychosocial Aspects and Qualitative Support. In conclusion there is no consensus on the use of instruments for the evaluation of psychological aspects; however, the concern for the mental health care of the babies, children and their caregivers was unanimous in the literature that was analyzed in this paper.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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