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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52108
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Titre: O lugar do livro na produção, distribuição e uso do conhecimento científico nas ciências sociais e humanas
Auteur(s): Kama, Ana Flávia Lucas de Faria
Orientador(es):: Leite, Fernando César Lima
Assunto:: Ciência aberta
Ciências sociais e humanidades
Comunicação científica
Livros
Date de publication: 28-avr-2025
Référence bibliographique: KAMA, Ana Flávia Lucas de Faria. O lugar do livro na produção, distribuição e uso do conhecimento científico nas ciências sociais e humanas. 2025. 315 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: A comunicação científica nas Ciências Sociais e Humanas (CS&H) tem historicamente se estruturado em torno de publicações monográficas, especialmente livros. Contudo, transformações recentes, impulsionadas pela digitalização, pelo movimento da Ciência Aberta e pela evolução das práticas acadêmicas, têm desafiado o papel tradicional do livro como principal canal de disseminação do conhecimento. Este estudo busca compreender e analisar as recomendações, práticas e percepções relacionadas à produção, distribuição e uso de livros no processo de comunicação científica nas disciplinas representantes das CS&H, a Sociologia e o Direito. Adota uma abordagem qualitativa, de perspectiva construtivista social e com propósito descritivo, e fundamenta-se em conceitos extraídos da literatura e em teorias substantivas. Utiliza técnicas como Revisão Sistematizada da Literatura (RSL), entrevistas semiestruturadas e análise de dados com o auxílio dos softwares StArt e Iramuteq. A amostra é composta por pesquisadores com bolsa produtividade CNPq, das áreas de Sociologia e Direito, vinculados a universidades federais brasileiras. Os dados são analisados por meio da Teoria Fundamentada em Dados, que permite a identificação de categorias e relações teóricas que sustentam os resultados. Os achados revelam que o livro permanece como canal essencial de comunicação científica nas CS&H, com particular centralidade no Direito, enquanto na Sociologia observa-se uma maior diversificação dos canais, incluindo artigos científicos. As teorias emergentes também destacam o impacto de questões socioculturais, institucionais e de financiamento no comportamento dos pesquisadores em relação à escolha e ao uso dos canais de comunicação. Como principal contribuição, o estudo propõe um modelo genérico de comunicação científica para as CS&H, considerando as especificidades das áreas e as demandas contemporâneas por maior acessibilidade e democratização da ciência. Além disso, são apresentadas diretrizes práticas para aperfeiçoar os processos de produção e disseminação de livros nas áreas, reforçando a importância de editoras e bibliotecas universitárias nesse contexto. As conclusões apontam para a necessidade de um equilíbrio entre inovação e preservação de tradições na comunicação científica, promovendo um ecossistema acadêmico mais inclusivo, eficiente e conectado às realidades regionais e globais.
Abstract: Scientific communication in the Social Sciences and Humanities (SS&H) has historically been structured around monographic publications, largely books. However, recent transformations, driven by digitalization, the Open Science movement, and the evolution of academic practices, have challenged the traditional role of books as the main channel for disseminating knowledge. This study seeks to understand and analyze recommendations, practices, and perceptions related to the production, distribution, and use of books in the scientific communication process in disciplines characterizing SS&H, Sociology, and Law. Assuming a qualitative approach, from a social constructivist perspective with a descriptive purpose, the research is based on concepts extracted from the literature and substantive theories. The following techniques were used: Systematic Literature Review (SLR), semi-structured interviews, and data analysis by softwares like StArt and Iramuteq. The sample group is comprised of researchers with CNPq productivity grants in the areas of Sociology and Law linked to Brazilian federal universities. The data were analyzed using Grounded Theory, which allowed the identification of categories and theoretical relationships that support the results. Results reveal that books remain an essential channel of scientific communication in SS&H. With particular centrality in Law, while in Sociology there is a greater diversification of resources, including scientific articles. The emerging theories also highlight the impact of sociocultural, institutional, and funding issues on the behavior of researchers regarding the choice and use of communication channels. As its main contribution, the study proposes a generic model of scientific communication for SS&H factoring in the specificities of the areas and the contemporary demands for a greater accessibility and democratization of science. In addition, practical guidelines are presented to improve the processes of production and dissemination of books in the areas, reinforcing the importance of publishers and university libraries in this context. The conclusions point to the need for a balance between innovation and preservation of traditions in scientific communication, promoting a more inclusive, efficient academic ecosystem connected to regional and global realities.
Resumen: La comunicación científica en las Ciencias Sociales y Humanas (CS&H) se ha estructurado históricamente en torno a publicaciones monográficas, especialmente libros. Sin embargo, las transformaciones recientes, impulsadas por la digitalización, el movimiento de la Ciencia Abierta y la evolución de las prácticas académicas, han desafiado el papel tradicional del libro como principal canal de difusión del conocimiento. Este estudio busca comprender y analizar las recomendaciones, las prácticas y las percepciones relacionadas con la producción, la distribución y el uso de libros en el proceso de comunicación científica en disciplinas representativas de las CS&H, la Sociología y el Derecho. Adopta un enfoque cualitativo, con una perspectiva constructivista social y un propósito descriptivo, basándose en conceptos extraídos de la literatura y en teorías sustantivas. Emplea técnicas como la Revisión Sistematizada de la Literatura (RSL), entrevistas semiestructuradas y análisis de datos con el apoyo de los softwares StArt e Iramuteq. La muestra está compuesta por investigadores con beca de productividad del CNPq, en las áreas de Sociología y Derecho, vinculados a las universidades federales brasileñas. Los datos son analizados a través de la Teoría Fundamentada en Datos, lo que permite identificar categorías y relaciones teóricas que sustentan los resultados. Los hallazgos revelan que el libro sigue siendo un canal esencial de comunicación científica en las CS&H, con una centralidad particular en el Derecho, mientras que en la Sociología se observa una mayor diversificación de los canales, incluyendo artículos científicos. Las teorías emergentes también destacan el impacto de las cuestiones socioculturales, las institucionales y del financiamiento en el comportamiento de los investigadores con respecto a la elección y el uso de los canales de comunicación. Como principal contribución, el estudio propone un modelo genérico de comunicación científica para las CS&H, considerando las especificidades de las áreas y las demandas contemporáneas de mayor accesibilidad y democratización de la ciencia. Además, se presentan directrices prácticas para mejorar los procesos de producción y difusión de libros en estas áreas, reforzando la importancia de las editoriales y de las bibliotecas universitarias en este contexto. Las conclusiones señalan la necesidad de equilibrar la innovación con la preservación de las tradiciones en la comunicación científica, promoviendo un ecosistema académico más integrador, eficiente y conectado con las realidades regionales y las globales.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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