Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Fernando César Lima | - |
dc.contributor.author | Kama, Ana Flávia Lucas de Faria | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T16:27:52Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28T16:27:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-28 | - |
dc.identifier.citation | KAMA, Ana Flávia Lucas de Faria. O lugar do livro na produção, distribuição e uso do conhecimento científico nas ciências sociais e humanas. 2025. 315 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52108 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A comunicação científica nas Ciências Sociais e Humanas (CS&H) tem historicamente
se estruturado em torno de publicações monográficas, especialmente livros. Contudo,
transformações recentes, impulsionadas pela digitalização, pelo movimento da
Ciência Aberta e pela evolução das práticas acadêmicas, têm desafiado o papel
tradicional do livro como principal canal de disseminação do conhecimento. Este
estudo busca compreender e analisar as recomendações, práticas e percepções
relacionadas à produção, distribuição e uso de livros no processo de comunicação
científica nas disciplinas representantes das CS&H, a Sociologia e o Direito. Adota
uma abordagem qualitativa, de perspectiva construtivista social e com propósito
descritivo, e fundamenta-se em conceitos extraídos da literatura e em teorias
substantivas. Utiliza técnicas como Revisão Sistematizada da Literatura (RSL),
entrevistas semiestruturadas e análise de dados com o auxílio dos softwares StArt e
Iramuteq. A amostra é composta por pesquisadores com bolsa produtividade CNPq,
das áreas de Sociologia e Direito, vinculados a universidades federais brasileiras. Os
dados são analisados por meio da Teoria Fundamentada em Dados, que permite a
identificação de categorias e relações teóricas que sustentam os resultados. Os
achados revelam que o livro permanece como canal essencial de comunicação
científica nas CS&H, com particular centralidade no Direito, enquanto na Sociologia
observa-se uma maior diversificação dos canais, incluindo artigos científicos. As
teorias emergentes também destacam o impacto de questões socioculturais,
institucionais e de financiamento no comportamento dos pesquisadores em relação à
escolha e ao uso dos canais de comunicação. Como principal contribuição, o estudo
propõe um modelo genérico de comunicação científica para as CS&H, considerando
as especificidades das áreas e as demandas contemporâneas por maior
acessibilidade e democratização da ciência. Além disso, são apresentadas diretrizes
práticas para aperfeiçoar os processos de produção e disseminação de livros nas
áreas, reforçando a importância de editoras e bibliotecas universitárias nesse
contexto. As conclusões apontam para a necessidade de um equilíbrio entre inovação
e preservação de tradições na comunicação científica, promovendo um ecossistema
acadêmico mais inclusivo, eficiente e conectado às realidades regionais e globais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O lugar do livro na produção, distribuição e uso do conhecimento científico nas ciências sociais e humanas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência aberta | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências sociais e humanidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Scientific communication in the Social Sciences and Humanities (SS&H) has
historically been structured around monographic publications, largely books. However,
recent transformations, driven by digitalization, the Open Science movement, and the
evolution of academic practices, have challenged the traditional role of books as the
main channel for disseminating knowledge. This study seeks to understand and
analyze recommendations, practices, and perceptions related to the production,
distribution, and use of books in the scientific communication process in disciplines
characterizing SS&H, Sociology, and Law. Assuming a qualitative approach, from a
social constructivist perspective with a descriptive purpose, the research is based on
concepts extracted from the literature and substantive theories. The following
techniques were used: Systematic Literature Review (SLR), semi-structured
interviews, and data analysis by softwares like StArt and Iramuteq. The sample group
is comprised of researchers with CNPq productivity grants in the areas of Sociology
and Law linked to Brazilian federal universities. The data were analyzed using
Grounded Theory, which allowed the identification of categories and theoretical
relationships that support the results. Results reveal that books remain an essential
channel of scientific communication in SS&H. With particular centrality in Law, while in
Sociology there is a greater diversification of resources, including scientific articles.
The emerging theories also highlight the impact of sociocultural, institutional, and
funding issues on the behavior of researchers regarding the choice and use of
communication channels. As its main contribution, the study proposes a generic model
of scientific communication for SS&H factoring in the specificities of the areas and the
contemporary demands for a greater accessibility and democratization of science. In
addition, practical guidelines are presented to improve the processes of production and
dissemination of books in the areas, reinforcing the importance of publishers and
university libraries in this context. The conclusions point to the need for a balance
between innovation and preservation of traditions in scientific communication,
promoting a more inclusive, efficient academic ecosystem connected to regional and
global realities. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La comunicación científica en las Ciencias Sociales y Humanas (CS&H) se ha
estructurado históricamente en torno a publicaciones monográficas, especialmente
libros. Sin embargo, las transformaciones recientes, impulsadas por la digitalización,
el movimiento de la Ciencia Abierta y la evolución de las prácticas académicas, han
desafiado el papel tradicional del libro como principal canal de difusión del
conocimiento. Este estudio busca comprender y analizar las recomendaciones, las
prácticas y las percepciones relacionadas con la producción, la distribución y el uso
de libros en el proceso de comunicación científica en disciplinas representativas de
las CS&H, la Sociología y el Derecho. Adopta un enfoque cualitativo, con una
perspectiva constructivista social y un propósito descriptivo, basándose en conceptos
extraídos de la literatura y en teorías sustantivas. Emplea técnicas como la Revisión
Sistematizada de la Literatura (RSL), entrevistas semiestructuradas y análisis de datos
con el apoyo de los softwares StArt e Iramuteq. La muestra está compuesta por
investigadores con beca de productividad del CNPq, en las áreas de Sociología y
Derecho, vinculados a las universidades federales brasileñas. Los datos son
analizados a través de la Teoría Fundamentada en Datos, lo que permite identificar
categorías y relaciones teóricas que sustentan los resultados. Los hallazgos revelan
que el libro sigue siendo un canal esencial de comunicación científica en las CS&H,
con una centralidad particular en el Derecho, mientras que en la Sociología se observa
una mayor diversificación de los canales, incluyendo artículos científicos. Las teorías
emergentes también destacan el impacto de las cuestiones socioculturales, las
institucionales y del financiamiento en el comportamiento de los investigadores con
respecto a la elección y el uso de los canales de comunicación. Como principal
contribución, el estudio propone un modelo genérico de comunicación científica para
las CS&H, considerando las especificidades de las áreas y las demandas
contemporáneas de mayor accesibilidad y democratización de la ciencia. Además, se
presentan directrices prácticas para mejorar los procesos de producción y difusión de
libros en estas áreas, reforzando la importancia de las editoriales y de las bibliotecas
universitarias en este contexto. Las conclusiones señalan la necesidad de equilibrar
la innovación con la preservación de las tradiciones en la comunicación científica,
promoviendo un ecosistema académico más integrador, eficiente y conectado con las
realidades regionales y las globales. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|