http://repositorio.unb.br/handle/10482/52092
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2024_MarianeCamargosDeFigueiredo_DISSERT.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Eletrificação da frota terrestre da Força Aérea Brasileira : uma avaliação ambiental e de custos |
Auteur(s): | Figueiredo, Mariane Camargos de |
Orientador(es):: | Silva, Rita de Cássia |
Assunto:: | Avaliação do ciclo de vida Etanol Força Aérea Brasileira (FAB) Veículos elétricos |
Date de publication: | 24-avr-2025 |
Data de defesa:: | 27-nov-2024 |
Référence bibliographique: | FIGUEIREDO, Mariane Camargos de. Eletrificação da frota terrestre da Força Aérea Brasileira: uma avaliação ambiental e de custos. 2024. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | Esta dissertação apresenta uma avaliação ambiental e de custos da eletrificação da frota terrestre de veículos leves (hatch e sedan) da Força Aérea Brasileira (FAB). Para isso, o escopo de aplicação englobou os veículos a combustão (ICEV), os veículos híbridos (HEV) e os veículos elétricos à bateria (BEV), com a utilização de etanol ou gasolina. Nesse contexto, foi aplicada a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), conforme as normas NBR ISO 14040 e NBR ISO 14044, para quantificar as emissões de CO2eq durante as fases de produção e uso dos veículos. Além disso, foi realizada uma análise econômica que considera os custos de aquisição, manutenção e operação dos veículos. Um modelo de inventário para o cálculo de emissões foi criado, tanto para viaturas em uso, a partir de dados de ano e modelo de cada veículo, quanto para a aquisição de acordo com a tecnologia escolhida. Os achados sugerem que a participação do etanol é fundamental na redução das emissões e, para os sedans, combinados com a tecnologia híbrida, são alcançados os resultados mais sustentáveis. Para os hatch, tendo em vista a falta de modelos híbridos, o ICEV a etanol é o mais sustentável na maioria das regiões do país, com exceção da Nordeste, que devido à sua matriz limpa, em 15 anos o BEV obteve melhor desempenho ambiental. Os custos de aquisição dos veículos elétricos (EV) ainda são muito altos, quando comparados aos ICEV, o que sugere que são necessárias políticas de incentivo específicas ao poder público para viabilizar a aplicação. O trabalho visa a subsidiar decisões estratégicas sobre a renovação da frota, através de uma abordagem integrada que considere os benefícios ambientais e financeiros, contribuindo para a sustentabilidade e eficiência operacional da Força Aérea. |
Abstract: | This dissertation presents an environmental and cost assessment of the electrification of the Brazilian Air Force’s (FAB) fleet of light-duty vehicles. The scope of the study included Internal Combustion Engine Vehicles (ICEV), Hybrid Electric Vehicles (HEV), and Battery Electric Vehicles (BEV), using ethanol or gasoline. In this context, the Life Cycle Assessment (LCA) methodology was applied, according to the NBR ISO 14040 and NBR ISO 14044 standards, to quantify CO2eq emissions during production and use phases of the vehicles. Additionally, an economic analysis was carried out, considering the acquisition, maintenance, and operational costs of the vehicles. An inventory model for emissions calculations was created for vehicles in use, based on the year and model data of each one, as well as for future acquisitions, depending on the chosen technology. The findings suggest that ethanol plays a key role in reducing emissions, and for sedans, combined with hybrid technology, the most sustainable results are achieved. For compacts, due to the lack of hybrid models, ethanolpowered ICEV are the most sustainable in most regions of the country, except in the Northeast, where, due to its clean energy matrix, BEV achieved better environmental performance over a 15-year period. The acquisition costs of electric vehicles (EV) remain very high compared to ICEV, suggesting that specific incentive policies for public institutions are necessary to make their adoption feasible. The study aims to support strategic decisions regarding fleet renewal through an integrated approach that considers both environmental and financial benefits, contributing to the sustainability and operational efficiency of the Air Force. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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