Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44973
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2000_JoséBizerrilNeto.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
19,35 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Title: Retornar à raiz : tradição e experiência em uma linhagem taoísta no Brasil
Authors: Bizerril Neto, José
Orientador(es):: Carvalho, José Jorge de
Assunto:: Taoísmo
Religião
Artes marciais
Meditação
Técnicas corporais
Antropologia da experiência
Performance
Narrativa
Tradição oral
Issue Date: 3-Oct-2022
Citation: BIZERRIL NETO, José. Retornar à raiz: tradição e experiência em uma linhagem taoísta no Brasil. 2000. 319 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
Abstract: Ao investigar uma tradição espiritual predominantemente contemplativa adotei um tipo que abordagem que privilegia o vivido, enfatizando a participação como estratégia para compreensão da substância deste tipo de experiência do sagrado. Assim como a teoria, o corpo do antropólogo toma-se um instrumento de pesquisa. Em contraposição à ênfase no olhar e na observação supostamente neutra e distanciada, trata-se de incluir plenamente o corpo, os sentidos e a afetividade do antropólogo em suas estratégias de pesquisa, de modo a tomar contato com as técnicas, propósitos e efeitos dos sistemas de meditação. Ao contrário da perspectiva sinoiógica que privilegia a exegese dos textos clássicos, concentrei-me em uma versão contemporânea concreta do taoísmo, o grupo com sede na cidade de São Paulo, constituído em tomo do mestre chinês Liu Pai Lin. Focalizo os aspectos práticos desta tradição como estruturantes de um tipo particular de experiência de mundo e amplio a noção de narrativa para abarcar tanto falas quanto obras literárias, material iconográfico e técnicas corporais e os seus modos srtuacionais de articulação e reatualização no presente, no contexto performativo do ensino oral e prático. Paralelamente, discuto as possibilidades de uma etnografia da meditação e as especificidades e ambiguidades da posição do antropólogo.
Abstract: Investigating a contemplative spiritual tradition I chose an approach based on participation as an strategy to understand the substance of this type of experience of the sacred. Besides theory, the anthropologist's body must become an instrument for field research. Instead of emphasizing sight and neutral distant observation, it is a matter of including the anthropologist’s body, senses and emotions as part of his/her strategies in the field in order to make contact with the techniques, aims and effects of the systems of meditation. While the sinologisfs approach privileges the interpretation of classical texts, I concentrated on a concrete contemporary version of Taoism, a group from São Paulo, structured around the Chinese master Liu Pai Lin. I focus on the practical aspects of that tradition as structuring a particular kind of experience of the world and amplify the notion of narrative to include utterances and literary works, iconography and body techniques, boths their situational modes of articulation in the present, as well as the performative context of oral and practical teaching. At the same time, I discuss some possibilities of ehtnographing meditation and ambiguities of anthropolcxjist’s position.
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2000.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Appears in Collections:DAN - Doutorado em Antropologia (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/44973/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.