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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38626
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Title: Terceirização na universidade pública : limites de eficiência e de qualidade, com ênfase na experiência da UnB
Authors: Monteiro, José Ricardo
Orientador(es):: Nascimento Júnior, Antônio
Coorientador(es):: Nogueira, Jorge Madeira
Assunto:: Terceirização
Força de trabalho
Serviço público
Universidade de Brasília
Issue Date: 1-Jul-2020
Citation: MONTEIRO, José Ricardo. Terceirização na Universidade Pública : limites de eficiência e de qualidade, com ênfase na experiência da UnB. 2020. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: A terceirização se apresenta como uma das principais fontes de mão de obra, principalmente quando considerado o custo-benefício das contratações. No serviço público, ela contribui para reposição de força de trabalho a um custo bem mais reduzido. Na Universidade de Brasília, além de repor mão de obra, ela atua para manter, mesmo com um quadro reduzido de trabalhadores terceirizados, um padrão razoável de atividades que satisfaça a demanda existente por prestação de serviços. Na presente dissertação, iremos descrever as origens, expansão e problemas encontrados na realização dessas atividades. Também dissertaremos sobre os principais problemas, benefícios, aprimoramentos e como a prática dos serviços atinge a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília. Nossos procedimentos de pesquisa foram aplicados em formato de questionário acerca dos limites da eficiência e qualidade dos serviços terceirizados prestados na UnB. Os resultados obtidos indicam que embora haja atualmente um número menor de terceirizados, os serviços são realizados de forma a atender as demandas da comunidade acadêmica.
Abstract: Outsourcing is one of the main sources of manpower, especially when considering the cost- benefit of hiring. In the public service, it contributes to the replacement of workforce at a much lower cost. At the University of Brasilia, in addition to replacing manpower, it acts to maintain, even with a reduced number of outsourced workers, a reasonable pattern of activities that meets the existing demand for services. In this dissertation, we will describe the origins, expansion and problems encountered in performing these activities. We will also discuss the main problems, benefits, improvements, and how the practice of services reaches the academic community of the University of Brasilia. Our research procedures were applied in a questionnaire format about the limits of efficiency and quality of outsourced services provided at UnB. The results obtained indicate that although there is currently a smaller number of outsourced services, the services are performed in order to meet the demands of the academic community.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ECO - Mestrado Profissional em Economia (Dissertações)

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