http://repositorio.unb.br/handle/10482/14412| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Título: | Análise da percepção dos docentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas no Brasil | 
| Outros títulos: | Analysis of perception of teachers of undergraduate courses in Accounting of Brazil on the process of convergence to the international accounting standards | 
| Autor(es): | Fernandes, Bruno Vinícius Ramos Lima, Diogo Henrique Silva de Vieira, Eduardo Tadeu Niyama, Jorge Katsumi | 
| Assunto: | Contabilidade - estudo e ensino Contabilidade internacional Normas contábeis | 
| Data de publicação: | set-2011 | 
| Editora: | Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná | 
| Referência: | FERNANDES, Bruno Vinícius Ramos et al. Análise da percepção dos docentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas no Brasil. Revista Contabilidade e Controladoria, Curitiba, v. 3, n. 3, set./dez. 2011. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/rcc/article/view/22049>. Acesso em: 24 out. 2013. | 
| Resumo: | Este  trabalho  tem  como  principal  objetivo  analisar  a  percepção  dos 
docentes que  lecionam nos cursos de graduação em Ciências Contábeis do 
Brasil  em  relação  ao  atual  processo  de  convergência  internacional. 
Participaram  da  pesquisa  190  professores  de  todo  país.  Trata-se  de  uma 
pesquisa  exploratória  e  descritiva  do  ponto  de  vista  de  seus  objetivos;  já 
quanto  aos  procedimentos  técnicos  classifica-se  como  um  levantamento. 
Para a análise dos dados  recorreu-se a estatística descritiva e a estatística 
qui-quadrado de Pearson  (Teste χ2
). Com este último  foi possível verificar 
se  variáveis  categóricas  como  região,  titulação,  idade,  gênero,  instituição 
que  trabalha,  disciplina  que  leciona,  ser  o  docente  dedicação 
exclusivamente  ou  ter  outra  profissão  influenciaram  nos  padrões  de 
respostas  observados. Os  resultados  evidenciaram  que  a maior  parte  dos 
docentes avalia o processo de convergência como muito  importante, uma 
vez que reduz os custos na elaboração de informações contábeis e facilita a 
inserção no mercado internacional de empresas brasileiras. Para eles, o fato 
do  país  não  possuir  uma  profissão  contábil  forte  e  atuante  pode 
representar um obstáculo ao processo de adoção dos  IFRS divide opiniões, 
de forma que os resultados sobre o assunto são inconclusivos. Apesar de se 
sentirem preparados para  lecionar nessa nova  realidade, eles  reconhecem 
que as instituições educacionais brasileiras não estão. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper is meant to examine the perceptions of teachers who teach in undergraduate courses in Accounting in Brazil in relation to the current process of international convergence. 190 teachers participated in the survey across the country. It is an exploratory and descriptive in terms of its objectives, and technical procedures have to be treated as a withdrawal. For data analysis we used descriptive statistics and chi-square test (χ2 test). With the latter it was possible to verify that categorical variables such as region, title, age, gender, institution that works, teaches discipline, be dedicated exclusively to teaching or have other profession influenced the response patterns observed. The results showed that most teachers evaluate the convergence process as very important, as it reduces costs in the preparation of accounting information and facilitates the integration into the international market for Brazilian companies. For them, the fact that the country does not have a strong accounting profession and active may represent an obstacle to the adoption process of IFRS divides, so the results are inconclusive on the subject. Although they feel prepared to teach in this new reality, they recognize that educational institutions are not Brazilian. | 
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | 
| Licença: | Revista Contabilidade e Controladoria - A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte. Fonte: pdf do artigo localizado em http://repositorio.unb.br/retrieve/48100/ARTIGO_AnalisePercepcaoDocentes.pdf. Acesso em: 24 out. 2013. | 
| Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins | 
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