| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|
| dc.contributor.author | Fernandes, Bruno Vinícius Ramos | - | 
| dc.contributor.author | Lima, Diogo Henrique Silva de | - | 
| dc.contributor.author | Vieira, Eduardo Tadeu | - | 
| dc.contributor.author | Niyama, Jorge Katsumi | - | 
| dc.date.accessioned | 2013-10-24T15:36:02Z | - | 
| dc.date.available | 2013-10-24T15:36:02Z | - | 
| dc.date.issued | 2011-09 | - | 
| dc.identifier.citation | FERNANDES, Bruno Vinícius Ramos et al. Análise da percepção dos docentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas no Brasil. Revista Contabilidade e Controladoria, Curitiba, v. 3, n. 3, set./dez. 2011. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/rcc/article/view/22049>. Acesso em: 24 out. 2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14412 | - | 
| dc.description.abstract | Este  trabalho  tem  como  principal  objetivo  analisar  a  percepção  dos 
docentes que  lecionam nos cursos de graduação em Ciências Contábeis do 
Brasil  em  relação  ao  atual  processo  de  convergência  internacional. 
Participaram  da  pesquisa  190  professores  de  todo  país.  Trata-se  de  uma 
pesquisa  exploratória  e  descritiva  do  ponto  de  vista  de  seus  objetivos;  já 
quanto  aos  procedimentos  técnicos  classifica-se  como  um  levantamento. 
Para a análise dos dados  recorreu-se a estatística descritiva e a estatística 
qui-quadrado de Pearson  (Teste χ2
). Com este último  foi possível verificar 
se  variáveis  categóricas  como  região,  titulação,  idade,  gênero,  instituição 
que  trabalha,  disciplina  que  leciona,  ser  o  docente  dedicação 
exclusivamente  ou  ter  outra  profissão  influenciaram  nos  padrões  de 
respostas  observados. Os  resultados  evidenciaram  que  a maior  parte  dos 
docentes avalia o processo de convergência como muito  importante, uma 
vez que reduz os custos na elaboração de informações contábeis e facilita a 
inserção no mercado internacional de empresas brasileiras. Para eles, o fato 
do  país  não  possuir  uma  profissão  contábil  forte  e  atuante  pode 
representar um obstáculo ao processo de adoção dos  IFRS divide opiniões, 
de forma que os resultados sobre o assunto são inconclusivos. Apesar de se 
sentirem preparados para  lecionar nessa nova  realidade, eles  reconhecem 
que as instituições educacionais brasileiras não estão. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | This paper  is meant  to examine  the perceptions of  teachers who  teach  in 
undergraduate  courses  in  Accounting  in  Brazil  in  relation  to  the  current 
process  of  international  convergence.  190  teachers  participated  in  the 
survey across the country. It is an exploratory and descriptive in terms of its 
objectives,  and  technical  procedures  have  to  be  treated  as  a withdrawal. 
For data analysis we used descriptive statistics and chi-square test (χ2 test). 
With  the  latter  it was  possible  to  verify  that  categorical  variables  such  as 
region,  title,  age,  gender,  institution  that  works,  teaches  discipline,  be 
dedicated exclusively  to  teaching  or  have  other  profession  influenced  the 
response  patterns  observed.  The  results  showed  that  most  teachers 
evaluate the convergence process as very  important, as  it reduces costs  in 
the  preparation  of  accounting  information  and  facilitates  the  integration into  the  international market  for  Brazilian  companies.  For  them,  the  fact 
that  the  country does not have a  strong accounting profession and active 
may  represent an obstacle  to  the adoption process of  IFRS divides,  so  the 
results  are  inconclusive  on  the  subject.  Although  they  feel  prepared  to 
teach  in  this  new  reality,  they  recognize  that  educational  institutions  are 
not Brazilian. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.publisher | Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Análise da percepção dos docentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas no Brasil | en | 
| dc.title.alternative | Analysis of perception of teachers of undergraduate courses in  Accounting of Brazil on the process of convergence to the  international accounting standards | en | 
| dc.type | Artigo | en | 
| dc.subject.keyword | Contabilidade - estudo e ensino | en | 
| dc.subject.keyword | Contabilidade internacional | en | 
| dc.subject.keyword | Normas contábeis | en | 
| dc.rights.license | Revista Contabilidade e Controladoria  - A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte. Fonte: pdf do artigo localizado em http://repositorio.unb.br/retrieve/48100/ARTIGO_AnalisePercepcaoDocentes.pdf. Acesso em: 24 out. 2013. | en | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins 
 |