http://repositorio.unb.br/handle/10482/14378| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2013_GabrielOlimpioNascimentoAlmeida.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título : | Evidências de validade convergente do SON-R 6-40, um teste não-verbal de inteligência | 
| Autor : | Almeida, Gabriel Olimpio Nascimento de | 
| Orientador(es):: | Laros, Jacob Arie | 
| Assunto:: | Testes não-verbais de inteligência Testes de inteligência Raciocínio (Psicologia)  | 
| Fecha de publicación : | 21-oct-2013 | 
| Data de defesa:: | 22-jul-2013 | 
| Citación : | ALMEIDA, Gabriel Olimpio Nascimento de. Evidências de validade convergente do SON-R 6-40, um teste não-verbal de inteligência. 2013. ix, 61 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumen : | Estudos  que  fornecem evidências  de  validade dos  escores  de  um  teste  são  essenciais para  assegurar  uma interpretação  correta  dos  seus  resultados.  Assim,  este  estudo investigou a validade convergente do teste não-verbal de inteligência SON-R 6-40 com dois outros testes que medem nteligência: o SON-R 2½-7[a] e a forma A da Bateria de 
Provas  de  Raciocínio  (BPR-5).  O  SON-R  6-40  é  um  teste  não-verbal  de  inteligência para pessoas entre 6 e 40 anos de idade que foi publicado na Holanda em 2010. O teste foi  normatizado  e  validado  para  Holanda  e  Alemanha.  O SON-R  2½-7[a]  é  um  teste não-verbal de inteligência para crianças entre 2 anos e 6 meses e 7 anos e 11 meses que foi  normatizado para o  Brasil  em  2009.  Ambos  os  testes  SON-R  foram  desenvolvidos para   medir   a   inteligência   fluida,   assim   reduzindo   a   influência   de   fatores socioeconômicos no desempenho do teste. O teste BPR-5 é uma bateria de provas que avaliam  cinco  diferentes  tipos  de  raciocínio:  Raciocínio  Verbal  (RV),  Raciocínio Abstrato (RA),  Raciocínio  Espacial  (RE),  Raciocínio  Numérico  (RN)  e  Raciocínio Mecânico   (RM).   No  presente   estudo,   entretanto,   foram   aplicados   apenas   quatro subtestes:  o  subteste  que  avalia  raciocínio  mecânico  não  foi  aplicado.  A  forma  A  da BPR-5 destina-se a alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e foi normatizado para  o  Brasil  em  2000. No  total,  112  alunos do  Distrito  Federal  de  escolas  públicas 
participaram  no  presente  estudo:  44  alunos  com  idades entre  6  e  7  anos no  primeiro estudo  de  validade  com  o  SON-R  2½-7[a]  e  68  alunos entre  12  anos  e  16  anos no segundo  estudo  de  validade  com  o  BPR-5.  A  correlação  corrigida  para  atenuação encontrada entre o SON-R 6-40 e o SON-R 2½-7[a] foi igual a 0,75 e entre o SON-R 6-40 e a BPR-5 foi de 0,72. Como esperado, as correlações mais altas foram encontradas 
entre  o  SON-R  6-40  e  os  subtestes  de  Raciocínio  Abstrato  e  Raciocínio  Espacial  do BPR-5 uma vez que estes subtestes também medem a inteligência fluida (r = 0,68 para 
ambos os subtestes). Correlações mais baixas foram encontradas entre o SON-R 6-40 e 
os  subtestes  de  Raciocínio  Verbal  e  Numérico  da  BPR-5  que  medem  a  inteligência cristalizada  (r  =  0,62  e  r  =  0,44  respectivamente).  Os  resultados  da  presente  pesquisa justificam  a  conclusão  que  evidências  satisfatórias  de  validade  convergente  do  teste SON-R 6-40 foram obtidas para a faixa de idade investigada. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT Studies that provide validity evidence of tests scores are essential to assure a correct interpretation of the outcomes of a test. In this context, the present study investigated the convergent validity of the SON-R 6-40 administering it together with two other instruments that measure intelligence: the SON-R 2½-7[a] and form A of the Battery of Reasoning Tests (BPR-5). The SON-R 6-40 is a nonverbal test of intelligence intended for persons with ages ranging from 6 to 40 years and that was published in 2010. Normatization and validation studies of the SON-R 6-40 has been undertaken in The Netherlands and in Germany. The SON-R 2½-7[a] is a nonverbal test of intelligence for children with ages varying from 2 years and 6 months to 7 years and 11 months. The normatization and validation studies of the SON-R 2½-7[a] for Brazil were concluded in 2009. Both SON-R tests were developed to measure fluid intelligence to reduce the influence of socioeconomic factors on the test performance. The BPR-5 is a battery of reasoning subtests that assess five different reasoning types: Verbal Reasoning (VR), Abstract Reasoning (AR), Spatial Reasoning (SR), Numerical Reasoning (NR) and Mechanical Reasoning (MR). In the present study, however, the Mechanical Reasoning subtest was not administered. Brazilian norms of the BPR-5 were established in 2000 th th thfor students of the 6 ,7 and 8 grades of elementary school. Altogether, 112 students of public schools from the Distrito Federal (Brazil) participated in the present research: 44 students with ages between 6 and 7 years in the first validation study and 68 students between 12 and 16 years in the second validation study. The results of these two studies indicate a correlation corrected for attenuaton between the SON-R 6-40 and the SON-R 2½-7[a] of .75 and of .74 between the SON-R 6-40 and form A of the BPR-5. As expected, the highest correlations were found between the SON-R 6-40 and the Abstract and Spatial Reasoning subtests of the BPR-5 since these also measure fluid intelligence (r =.72 and r=.73, respectively). Lower correlations were encountered between the SON-R 6-40 and the Verbal and Numerical Reasoning subtests of the BPR-5 which measure crystalized intelligence (r=.65 and r=.47, respectively). The results of the present research justify the conclusion that satisfactory evidence of the convergent validity of the SON-R 6-40 has been obtained for the investigated age group.  | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)  | 
| Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2013. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | 
| Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.