http://repositorio.unb.br/handle/10482/14299| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2013_FabiolaOrlandoCalazansMachado.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título : | “Seja ótima, seja feliz”: discurso, representação e subjetividade feminina no canal GNT | 
| Otros títulos : | “Be great, be happy”: discourse, representation and female subjectivity on the GNT channel | 
| Autor : | Machado, Fabíola Orlando Calazans | 
| Orientador(es):: | Oliveira, Selma Regina Nunes | 
| Assunto:: | Televisão Gênero Discurso Representações sociais Subjetividade Felicidade  | 
| Fecha de publicación : | 9-oct-2013 | 
| Data de defesa:: | 26-jul-2013 | 
| Citación : | MACHADO, Fabíola Orlando Calazans. “Seja ótima, seja feliz”: discurso, representação e subjetividade feminina no canal GNT. 2013. 237 f. il. Tese (Doutorado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumen : | Nesta  tese,  estuda-se  como  os  modos  de  ser  e  estar  da  mulher  são  engendrados  na  produção discursiva  do  canal  da  televisão  fechada  brasileira  GNT.  Apoia-se  em  um  conjunto  teórico-metodológico  e  analítico  diverso,  interdisciplinar  e,  sobretudo,  complementar,  de  modo  a 
investigar  a  subjetividade  da  mulher  contemporânea,  seu  cotidiano  e  sua  intimidade,  bem como  refletir  sobre  a  realidade  social,  os  quadros  organizacionais  socioculturais,  as  práticas sociais,  os  afetos  e  os  sistemas  de  valores.  Nesse  sentido,  filia-se  a  um  arcabouço  teórico  e 
conceitual   de   diversos   campos   de   estudo,   especialmente   da   comunicação,   sociologia, antropologia,  psicologia,  linguística,  história  e  filosofia,  abrangendo  estudos  sobre  mídia, 
televisão,  representação  social,  gênero,  subjetividade,  felicidade  e  performance.  Os  corpora desta  pesquisa  são  constituídos  de  um  corpus  abrangente  e  um  corpus  específico,  a  fim  de 
favorecer  o  método  analítico  dedutivo.  O  corpus  abrangente  é  composto  por  textos  de divulgação,  entrevistas  com  profissionais,  posicionamento mercadológico,  argumentos  de comercialização  de  espaços  publicitários,  logomarcas,  assinaturas,  imagens  e  vinhetas  do GNT, delimitados temporalmente de março de 2011 a agosto de 2012. O corpus específico é formado  por  story  lines,  sinopses   e  trechos   dos  programas  nacionais,   produzidos  ou 
coproduzidos pelo canal GNT e exibidos em horário nobre, de 12 a 18 de agosto de 2012. O problema  de  pesquisa,  os  corpora  selecionados,  o  quadro  referencial  teórico,  a  Análise  de Conteúdo,  bem  como  a  Análise  do  Discurso,  pelo  viés  da  escola  francesa,  constituem  o dispositivo  de  análise  que  orienta  a  compreensão  e  a  interpretação  dos  sentidos  produzidos 
sobre  a  subjetividade  feminina  contemporânea  midiatizada  pelo  canal  GNT.  Por  meio  desse dispositivo, desenham-se os vestígios de sentido sobre as representações femininas presentes no corpus abrangente, no sentido de pesquisar as promessas discursivas do GNT. A partir de discussões epistemológicas  sobre  as  noções  de  contrato,  jogo  e  promessa,  apresenta-se  a categoria “promessa discursiva” como uma via investigativa para o processo da comunicação televisual. No estudo das promessas discursivas do GNT, a matriz de sentido corresponde ao governo  de  si,  nos  âmbitos  do  corpo,  do  lar  e  dos  relacionamentos,  segundo  a  qual  a 
telespectadora  é  estrategicamente  instada  a  empreender  performances  e  subjetivações  nos modos  “ótimo”  e  “feliz”.  Na  análise  do  discurso  do  corpus  específico,  desenvolve-se  um estudo  detalhado  sobre  as  configurações  de  sentido  produzidas  pelo  canal   acerca  do imperativo da mulher “ótima” e “feliz”, o que suscita discussões sobre a felicidade assistida, a sociedade do espetáculo, o culto da performance, a cultura somática e a dominação masculina.  Esta tese de doutorado aponta a existência de mais permanências e ressonâncias que rupturas 
e   resistências   no   discurso   do   canal   GNT,   o   qual   atualiza   cuidadosamente   outras representações  femininas  dominantes  já  naturalizadas  e  ancoradas  na  boneca  do  lar,  na mística  feminina  e  no  mito  da  beleza,  constituindo  uma  nova  mitologia:  o  mito  da performance feminina “ótima” e “feliz”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This thesis studies how the way of being and living of women is engendered in the discourse production on Brazilian pay television channel GNT. The work is underpinned by a diverse, analytical, interdisciplinary and, specially, complementary set of theories and methodologies that allowed for an investigation of the subjectivity, the everyday life and the intimacy of contemporary women. It also looks at the current social reality, sociocultural organizational frames, social practices, affections and value systems. In this sense, it adopts a theoretical and conceptual framework covering a number of fields of study, mainly communication, sociology, anthropology, psychology, linguistics, history and philosophy, including studies on media, television, social representation, gender, subjectivity, happiness and performance. In order to favor the use of the analytical deductive method, the corpora of this research are composed of a comprehensive corpus and a specific corpus. The comprehensive corpus comprises GNT advertising texts, interviews with professionals, marketing positioning, arguments for selling advertising spaces, logos, subscriptions, images and vignettes, regarding the period from March 2011 to August 2012. The specific corpus comprises story lines, synopses and clips of national shows produced or co-produced by GNT and aired in prime th thtime television from August 12 to 18 , 2012. The research problem, the selected corpora, the theoretical framework, the Content Analysis, as well as the French School Discourse Analysis constitute the analysis device that guide the realization and interpretation of the meanings of contemporary female subjectivity produced and mediatized by the GNT channel. By means of this device, traces of the meanings of the female representations present in the comprehensive corpus are designed so as to research GNT’s discursive promises. From epistemological discussions about the notions of contract, play and promise, the category “discursive promise” is presented as a means of investigation for the televisual communication process. In the study of GNT’s discursive promises, the discourse matrix correspond to the self-governance of the body, the home and the relationships, according to which the viewer is strategically urged to undertake performances and subjectivities of the “great” and “happy” modes. In the discourse analysis of the specific corpus, a detailed study is developed about the configurations of meanings by the channel on the obligation of being a “great” and “happy” woman. That raises discussions about the assisted happiness, the society of the spectacle, the cult of performance, the somatic culture and the male dominance. This doctoral thesis indicates the existence of more continuities and resonances than disruptions and resistances in the GNT channel’s discourse, which carefully updates others dominant female representations naturalized and anchored on the doll of the home, the feminine mystique and the beauty myth, establishing a new mythology: the myth of the female performance "great" and "happy".  | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) | 
| Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | 
| Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.