http://repositorio.unb.br/handle/10482/13968| File | Description | Size | Format | |
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| Title: | Autonomia de unidades de gestão de pessoas para desempenho das atividades estratégicas de capacitação na administração pública federal | 
| Authors: | Fonseca, Diogo Ribeiro da | 
| Orientador(es):: | Meneses, Pedro Paulo Murce | 
| Assunto:: | Administração de pessoal Administração pública Autonomia  | 
| Issue Date: | 16-Aug-2013 | 
| Data de defesa:: | 29-May-2013 | 
| Citation: | FONSECA, Diogo Ribeiro da. Autonomia de unidades de gestão de pessoas para desempenho das atividades estratégicas de capacitação na administração pública federal. 2013. 340 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Abstract: | O  aperfeiçoamento  da  gestão  de  pessoas  no  setor  público  é  um  dos  temas  centrais  das  reformas estatais.  No  Brasil,  como  estratégia  de  fortalecimento  do  serviço  público  é  introduzida  a  gestão por competências para o alinhamento do capital humano aos objetivos organizacionais e políticas de Governo. O alinhamento da força de trabalho aos objetivos organizacionais sob a perspectiva estratégica  depende  da  existência  de  níveis  de  autonomia  que  permitam  a  escolha  pelas organizações  de  alternativas  de  desenvolvimento  de  pessoas  que  melhor  atendam  às  suas estratégias. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é  caracterizar a autonomia de unidades de  gestão  de  pessoas  da  administração  pública  federal  para  desempenho  de  atividades  de capacitação e sua relação com a existência de modelos estratégicos nessa atividade. A pesquisa se baseou  no  mapeamento  e  análise  das  atividades  de  capacitação  em  16  organizações,  face  à literatura de gestão estratégica de pessoas. Os níveis de autonomia percebidos foram investigados por meio de entrevistas com gestores, coordenadores e servidores de unidades de capacitação nas 
organizações.  A  descrição  dos  fatores  contingenciais  à  autonomia  permitiu  a  apreensão  dos principais  condicionantes  ambientais  que  afetam  as  atividades  de  capacitação  e  sua  inserção estratégica. Os  resultados  demonstram  que  a  autonomia  se  relaciona  à  maior  capacidade  de atendimento  às  necessidades  de  desenvolvimento  da  organização.  Porém,  não  se  verificaram evidências  da  relevância  do  alinhamento  vertical,  com  a  estratégia  organizacional,  para  o desempenho  e  autonomia  das  unidades.  As  estratégias  de  desenvolvimento  são  realizadas  de forma emergente, por meio de relações informais  contínuas com servidores e gestores, e não por meio  de  estratégias  formais  pré-concebidas  com  base  no  alinhamento  estratégico.  A  previsão teórica  de  alinhamento  horizontal  entre  atividades  de  gestão  de  pessoas  também  é  pouco  viável diante   do   grau   de   centralização   normativa   pelo   Governo   de   políticas   de   recrutamento, 
movimentação,  avaliação  de  desempenho  e  carreiras.  Conclui-se  que  as  abordagens  estratégicas podem  ser,  portanto,  prescindíveis  em  atividades  de  treinamento  e  desenvolvimento,  sob  a perspectiva  de  que  o  alinhamento  vertical  e  horizontal  prescrito  não  guarda  consonância  com  o ambiente  do  setor  público.  A  construção  da  legitimidade  e  da  integração  das  unidades  de  gestão de  pessoas  em  processos  informais  de  decisão  junto  a  servidores  e  gestores  na  organização mostrou-se mais relevante para a efetividade de políticas de desenvolvimento. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The improvement of human resource management in public sector is one of the main themes in administrative reforms. In Brazil, competency management is regarded as the main strategy for achieving strategic fit of human capital to organizational goals and government policies. The alignment of workforce skills with organizational goals as regarded by the strategic perspective depends on the levels of autonomy of organizations to make appropriate choices between human resource development alternatives that contribute to its strategy. Therefore, the goal of this research is to describe the autonomy of human resource departments in Federal Public Administration in decision making regarding training and development activities and how it relates to the enactment of strategic human resource development models. The research is based on the mapping and analysis of training activities in 16 organizations, vis-à-vis strategic human resource management literature. The definitions of perceived levels of autonomy were drawn based on interviews with managers, coordinators and public servants working in the human resource development departments within the organizations. Environment factors regarded as contingencies to perceived autonomy of departments allowed the description of the main constraints affecting training activities and its strategic role. The results demonstrate that autonomy relates to increased capacity to attend to organizational development needs. However, there has been no evidence that the vertical fit to strategy is relevant to performance and autonomy of human resource development departments. Training strategies are carried out by emergent decision-making processes and continuous informal communication with managers and employees, as opposed to rationally planned actions based on organizational strategy. The achievement of horizontal fit between human resource management practices is also unfeasible given the centralization of human resource management policies by the Government such as recruitment, allocation, performance evaluation, careers and job description. The main conclusion is that strategic approach in training activities may be superfluous, since the achievement of vertical and horizontal fits have no consistency within the public sector environment. The building of human resources management legitimacy and its participation in informal decision-making with department managers and employees have showed to be more relevant to the effectiveness of training and development policies.  | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Administração (FACE ADM)  | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Administração, 2013. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Administração | 
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| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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