http://repositorio.unb.br/handle/10482/13869| Fichier | Description | Taille | Format | |
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| 2013_MariaHeleniceBarroso.pdf | 12,07 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | 
| Titre: | No palco das reminiscências : as cores do cordel no Brasil e em Portugal | 
| Auteur(s): | Barroso, Maria Helenice | 
| Orientador(es):: | Costa, Cléria Botêlho da | 
| Coorientador(es):: | Júdice, Nuno | 
| Assunto:: | Literatura de cordel Cultura popular | 
| Date de publication: | 6-aoû-2013 | 
| Data de defesa:: | 26-avr-2013 | 
| Référence bibliographique: | BARROSO, Maria Helenice. No palco das reminiscências: as cores do cordel no Brasil e em Portugal. 2013. 258 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Résumé: | A  presente tese teve como proposição investigar a influência  portuguesa na 
formação  do  cordel  brasileiro,  no  período  de  1893  a  1930.  No  intuito  de  analisar  tais influências,  busquei  reconstruir  a  história  do  cordel  português  e  como  os  folhetos 
portugueses chegaram ao Brasil. Tal preocupação teve como objetivo perceber como se formou o gosto dos brasileiros pelas narrativas de cordel. Nesta pesquisa trabalhei com a hipótese de que o cordel brasileiro, em sua formação, teve e continua tendo marcas da cultura  portuguesa. Todavia,  ao  longo  do  tempo  ele  foi  se  reconfigurando,  adquirindo tonalidades  específicas  de  brasilidade.   As   práticas   culturais   dos   colonizadores 
portugueses, no embate com nossas culturas, passaram por um processo de negociação 
que influenciou a formação do cordel brasileiro. No cotejo realizado entre as narrativas portuguesas  e  brasileiras  foi  possível  perceber  as  permanências  e  as  ressignificações, quanto  à  temática,  construção  do  personagem,  organização  do  tempo,  do  espaço,  bem como no formato editorial dos folhetos de cordel brasileiro. As permanências bem como as  ressignificações  são  de  grande  importância  na  medida  em que  refazem  identidade  e estabelecem o sentimento de pertença ao grupo.  O trabalho  investigativo também teve como  objetivo  perceber  como  as  idéias  recorrentes  no  tempo  histórico  em  que  foi forjada essa prática no Brasil se fizeram constitutivas dessas narrativas. As narrativas de 
cordel apresentam uma relação compartilhada entre narrador e ouvinte. As mesmas têm 
como função social o entretenimento, a crítica social, a transmissão das tradições. Desse modo,  se  constituem  como  espaço  de  construção  e  reconstrução  da  memória  coletiva. Concebo a cultura como uma criação dos sujeitos sociais que no processo de criação e reconfiguração das suas práticas  culturais se tornaram sujeitos da história brasileira, na medida em que aceitaram, mas também questionaram e ao seu modo instituíram  novas práticas, e, desse modo configuraram novos modos de fazer e viver. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This thesis proposes to investigate the Portuguese influence on the formation of Brazilian cordel, between 1893 and 1930. In order to analyze such influences, I sought to rebuild the history of Portuguese cordel, and how the Portuguese leaflets arrived in Brazil. Such concern was to realize how it formed the like of Brazilians for the cordel narratives. My hypothesis is that Brasilian cordel had been and it continues to have marks of the Portuguese culture. However, it was being reconfigured itself over, acquiring specific shades of Brazilianess. The cultural practices of the Portuguese settlers, in clash with our cultures, went through a process of negotiation that influenced the formation of the Brazilian cordel. In the compare conducted between Portuguese and Brazilian narratives it was possible to realize the permanencies and reinterpretations, as the theme, character building, organization of time, of space, and the editorial format of the leaflets of Brazilian cordel. The permanencies, along with the reinterpretations, are of great importance in that redo the identity and establish the sense of belonging to the group. The research work also aimed to understand how ideas recurring in historical time in which this practice was forged in Brazil became constitutive of these narratives. The cordel narratives have a shared relationship between narrator and listener. The same have as social function the entertainment, social criticism, the transmission of traditions. Thus, they constitute a space for construction and reconstruction of collective memory. I conceive culture as a creation of social subjects in the process of creation and reconfiguration of their cultural practices have become subject of Brazilian history, as it accepted, but also questioned and, in their own way, instituted new practices, and thereby shaped new ways of doing and living. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) | 
| Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em História, 2013. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História | 
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| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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