http://repositorio.unb.br/handle/10482/13627| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| 2013_RobertoLimaSales.pdf | 6,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título : | Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência | 
| Autor : | Sales, Roberto Lima | 
| Orientador(es):: | Dias, Ângela Álvares Correia | 
| Assunto:: | Ensino profissional Educação de jovens e adultos Trabalho Arte | 
| Fecha de publicación : | 19-jul-2013 | 
| Data de defesa:: | 9-may-2013 | 
| Citación : | SALES, Roberto Lima. Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação om os fios da arte e da experiência. 2013. 243 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumen : | Em  diálogo  com  o  campo  da  arte  e  da  memória,  esta  pesquisa  explorou  o  tema  que  se configurou em torno da relação entre os saberes escolares e os saberes obtidos na experiência do trabalho, a partir da visão de discentes do Programa Nacional de  Integração da Educação Profissional  com  a  Educação  Básica  na  Modalidade  de  Educação  de  Jovens  e  Adultos  – PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  (IFTO)  – Campus Paraíso do  Tocantins.  Sob  essa  perspectiva,  nossa  investigação  constituiu-se  nas  fundamentações  de 
Walter  Benjamin  em  relação  à  narrativa,  à  experiência,  à  formação,  à  reprodutibilidade técnica  e  ao  método  da  montagem  de  citações.  Adotou-se,  também,  a  perspectiva  dialógica, polifônica  e  intertextual  de  Mikhail  Bakhtin.  Este  estudo  organizou-se  a  partir  de  uma 
pesquisa  qualitativa  de  caráter  exploratório.  A  pesquisa  foi  realizada  no  IFTO,  Campus Paraíso -  TO. Os sujeitos investigados foram jovens estudantes oriundos  do Curso  Integrado de  Qualificação  em  Operação  de  Microcomputadores  –  modalidade  PROEJA.  Os  dados investigados  foram  obtidos  a  partir  dos  enunciados  extraídos  das  narrativas  imagéticas  e 
poéticas dos estudantes participantes e das interações em rodas de conversas. Os resultados da pesquisa apontam que o PROEJA mantém um distanciamento entre os saberes escolares e os saberes  adquiridos  na  experiência  de  vida  e  de  trabalho  do  educando.  Além  disso,  também desvelaram  uma  diversidade  e  riqueza  de  saberes  da  experiência  de  que  os  participantes  da 
pesquisa  são  portadores.  Estes  jovens  revelaram  percepções,  atitudes,  inventividades  e  ações que dialogam com a arte, a ciência, a tradição e o mundo do trabalho. A forma como realizam 
suas  práticas  laborais  no  cotidiano  e  como  constroem  o  conhecimento  inspiram  um  modelo para  novas  estratégias  pedagógicas  e  para  formas  de  organização  do  trabalho  que  sejam capazes de promover um diálogo entre os saberes científicos e os não-científicos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT In a dialogue between the field of art and memory, this research explored the theme shaped around the relationship between school knowledge and knowledge obtained on the experience of work, from the perspective of students of the "Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA", of the "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) – Campus Paraíso do Tocantins". From this perspective, our research was constituted in the foundations of Walter Benjamin in relation to the narrative, to the experience, to the formation, to the technical reproducibility and method of assembling citations. It was adopted also the dialogical, polyphonic and intertextual perspective of Mikhail Bakhtin. This study was organized from exploratory qualitative research. The research was conducted in IFTO, Campus Paraíso - TO. The investigated subjects were young students from the Integrated Qualification for Microcomputers Operating Course - PROEJA modality. The data investigated were obtained from the extracted statements of imagetic and poetic narratives of participating students and interactions on wheels conversations. The search results pointed that PROEJA keeps a distance between the school knowledge and the knowledge acquired in the experience of life and of work of the student. Besides, it also revealed the diversity and wealth‘s knowledge from experience carried by the research participants. These young people revealed perceptions, attitudes, actions and inventiveness that dialogue with art, science, tradition and the working world. The way they conduct their working practices daily and how they construct knowledge inspire a model for new pedagogical strategies and forms of organizing work that are able to promote a dialogue between scientific and unscientific knowledge. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) | 
| Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
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| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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