| Élément Dublin Core | Valeur | Langue | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Dias, Ângela Álvares Correia | - | 
| dc.contributor.author | Sales, Roberto Lima | - | 
| dc.date.accessioned | 2013-07-19T18:20:43Z | - | 
| dc.date.available | 2013-07-19T18:20:43Z | - | 
| dc.date.issued | 2013-07-19 | - | 
| dc.date.submitted | 2013-05-09 | - | 
| dc.identifier.citation | SALES, Roberto Lima. Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação om os fios da arte e da experiência. 2013.  243 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13627 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. | en | 
| dc.description.abstract | Em  diálogo  com  o  campo  da  arte  e  da  memória,  esta  pesquisa  explorou  o  tema  que  se configurou em torno da relação entre os saberes escolares e os saberes obtidos na experiência do trabalho, a partir da visão de discentes do Programa Nacional de  Integração da Educação Profissional  com  a  Educação  Básica  na  Modalidade  de  Educação  de  Jovens  e  Adultos  – PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  (IFTO)  – Campus Paraíso do  Tocantins.  Sob  essa  perspectiva,  nossa  investigação  constituiu-se  nas  fundamentações  de 
Walter  Benjamin  em  relação  à  narrativa,  à  experiência,  à  formação,  à  reprodutibilidade técnica  e  ao  método  da  montagem  de  citações.  Adotou-se,  também,  a  perspectiva  dialógica, polifônica  e  intertextual  de  Mikhail  Bakhtin.  Este  estudo  organizou-se  a  partir  de  uma 
pesquisa  qualitativa  de  caráter  exploratório.  A  pesquisa  foi  realizada  no  IFTO,  Campus Paraíso -  TO. Os sujeitos investigados foram jovens estudantes oriundos  do Curso  Integrado de  Qualificação  em  Operação  de  Microcomputadores  –  modalidade  PROEJA.  Os  dados investigados  foram  obtidos  a  partir  dos  enunciados  extraídos  das  narrativas  imagéticas  e 
poéticas dos estudantes participantes e das interações em rodas de conversas. Os resultados da pesquisa apontam que o PROEJA mantém um distanciamento entre os saberes escolares e os saberes  adquiridos  na  experiência  de  vida  e  de  trabalho  do  educando.  Além  disso,  também desvelaram  uma  diversidade  e  riqueza  de  saberes  da  experiência  de  que  os  participantes  da 
pesquisa  são  portadores.  Estes  jovens  revelaram  percepções,  atitudes,  inventividades  e  ações que dialogam com a arte, a ciência, a tradição e o mundo do trabalho. A forma como realizam 
suas  práticas  laborais  no  cotidiano  e  como  constroem  o  conhecimento  inspiram  um  modelo para  novas  estratégias  pedagógicas  e  para  formas  de  organização  do  trabalho  que  sejam capazes de promover um diálogo entre os saberes científicos e os não-científicos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | In  a  dialogue  between  the  field  of  art  and  memory,  this  research  explored  the  theme  shaped around the relationship between school knowledge and knowledge obtained on the experience of  work,  from  the  perspective  of  students  of  the  "Programa  Nacional  de  Integração  da Educação  Profissional  com  a  Educação  Básica  na  Modalidade  de  Educação  de  Jovens  e 
Adultos  –  PROEJA",  of  the  "Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e  Tecnologia  (IFTO)  – Campus  Paraíso  do  Tocantins".  From  this  perspective,  our  research  was  constituted  in  the 
foundations  of  Walter  Benjamin  in  relation  to  the  narrative,  to  the  experience,  to  the formation, to the technical reproducibility and method of assembling citations. It was adopted 
also  the  dialogical,  polyphonic  and  intertextual  perspective  of  Mikhail  Bakhtin.  This  study was  organized  from  exploratory  qualitative  research.  The  research  was  conducted  in  IFTO, 
Campus  Paraíso  -  TO.  The  investigated  subjects  were  young  students  from  the  Integrated Qualification   for   Microcomputers   Operating   Course   -   PROEJA   modality.   The   data 
investigated were obtained from the extracted statements of imagetic and  poetic narratives of participating  students  and  interactions  on  wheels  conversations.  The  search  results  pointed that PROEJA keeps a distance between the school knowledge and the knowledge acquired in the  experience  of  life  and  of  work  of  the  student.  Besides,  it  also  revealed  the  diversity  and wealth‘s knowledge from experience carried by the research participants. These young people revealed  perceptions,  attitudes,  actions  and  inventiveness  that  dialogue  with  art,  science, tradition and the working world. The way they conduct their working practices daily and how they  construct  knowledge  inspire  a  model  for  new  pedagogical  strategies  and  forms  of 
organizing  work  that  are  able  to  promote  a  dialogue  between  scientific  and  unscientific knowledge. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência | en | 
| dc.type | Dissertação | en | 
| dc.subject.keyword | Ensino profissional | en | 
| dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | en | 
| dc.subject.keyword | Trabalho | en | 
| dc.subject.keyword | Arte | en | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |