http://repositorio.unb.br/handle/10482/13130| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2013_JunioCesarBatistaSouza.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título : | O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE | 
| Autor : | Souza, Júnio César Batista de | 
| Orientador(es):: | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | 
| Assunto:: | Língua inglesa - estudo e ensino Teatro (Literatura)  | 
| Fecha de publicación : | 17-may-2013 | 
| Data de defesa:: | 18-feb-2013 | 
| Citación : | SOUZA, Júnio César Batista de. O texto dramático: uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE. 2013. xi, 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumen : | Este  trabalho  é  resultado  de  um  estudo  no  qual  o  texto  dramático  foi  utilizado  como ferramenta para desenvolver a apropriação de LE  – Inglês. Apresenta as experiências de uma classe  de  estudantes  de  língua  inglesa  de  nível  intermediário  adulto,  em  um  curso  temático 
intitulado  ―Teatro  e  Inglês  Língua  Estrangeira‖  realizado  no  primeiro  semestre  de  2012  na Universidade de Brasília. Fundamentado nas teorias de Bakhtin (2003), Mastrella-de-Andrade (2011), Massaro (2008), PCN (2002), Prabhu (2003), Rajagopalan (2009) e Reis (2008), esta 
pesquisa  investigou  como  o  texto  teatral  na  sua  aplicabilidade  permite  e  promove  uma melhora  na produção oral do aluno no processo de apropriação do Inglês  Língua Estrangeira ao  mesmo  tempo  em  que,  por  conseguinte,  novos  processos  de  reconstrução  de  identidades são  inicializados.  A  metodologia  utilizada  foi  a  Pesquisa-Ação,  segundo  Barbier  (2007)  e Andaloussi  (2004),  que  por  sua  vez  propiciou  adequações  metodológicas  durante  todo  o processo bem como a constante reavaliação do desenvolvimento do curso e dos participantes nele  inseridos.  Os  resultados  mostraram  que  as  técnicas  dramáticas  fornecem  elementos  que 
potencializam  o  aprendizado  de  LE,  tais  como:  segurança,  motivação  e  iniciativa.  Ademais, dentre  as  várias  dimensões  pressupostas  em  relação  às  expectativas  do  aprendizado  dos participantes, observou-se que a  mais relevante delas  foi a capacidade de se expressarem em outra língua em contextos diversos de utilização linguística. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work is the result of a study in which the dramatic text was used as a tool to develop ownership of LE - English. Presents the experiences of a class of English-speaking students of intermediate level adult in a thematic course titled "Theatre and English as a Foreign Language" performed in the first semester of 2012 at the University of Brasilia. Based on the theories of Bakhtin (2003), Mastrella-de-Andrade (2011), Massaro (2008), PCNs (2002), Prabhu (2003), Rajagopalan (2009) and Reis (2008), this study investigated how the theatrical text in its applicability allows and promotes an improvement in the student's oral production in the process of appropriation of English as a Foreign Language at the same time, therefore new methods of reconstruction of identities are initialized. The methodology used was the Action Research, according to Barbier (2007) and Andaloussi (2004), which in turn led to methodological adjustments during the entire process well as the constant reassessment of the development of the course and participants inserted it. The results showed that the techniques provide dramatic elements that enhance learning LE, such as: security, motivation and initiative. Moreover, among the several dimensions assumed in relation to the expectations of the participants' learning, it was observed that the most important of them was the ability to express themselves in another language in different contexts of language use.  | 
| Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013. | 
| Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.