http://repositorio.unb.br/handle/10482/12241| Fichier | Description | Taille | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2012_DemetriusSantosLeao.pdf | 9,39 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | 
| Titre: | Astronomia no ensino médio : um mini-planetário como recurso instrucional para a compreensão da dinâmica celeste | 
| Auteur(s): | Leão, Demetrius dos Santos | 
| Orientador(es):: | Laranjeiras, Cássio Costa | 
| Assunto:: | Astronomia - estudo e ensino Mecânica celeste Planetários Educação popular Aprendizagem significativa | 
| Date de publication: | 27-fév-2013 | 
| Data de defesa:: | 29-oct-2012 | 
| Référence bibliographique: | LEÃO, Demetrius dos Santos. Astronomia no ensino médio: um mini-planetário como recurso instrucional para a compreensão da dinâmica celeste. 2012. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Résumé: | Este  trabalho  apresenta  os  resultados  da  utilização  de  um material  didático  chamado mini-planetário  (MP)  para  ensino  de  uma  diversidade  de  conhecimentos  relacionados  ao movimento  aparente  das  estrelas.  Utilizando  como  bases  a  pedagogia  dialógica  de  Paulo Freire,  a  epistemologia  de  Gaston  Bachelard  e  os  pressupostos  cognitivos  da  Teoria  da 
Aprendizagem  Significativa  de  David  Ausubel,  foi  desenvolvida  uma  intervenção,  na disciplina  de  Física,  junto  a  um  grupo  de  estudantes  do  Primeiro  Ano  do  Ensino  Médio  de 
uma escola da rede particular do Distrito Federal, na qual esses estudantes tiveram aulas de Astronomia  em  que  foi  realizada  a  montagem  e  utilização  desse  recurso  instrucional  para uma  sessão  de  planetário  no  interior  de  uma  pequena  tenda  escurecida.  Os  resultados  do 
Teste  Posterior  e  da  Avaliação  da  Metodologia,  submetidos  a  uma  análise  de  conteúdo, indicaram  que  esses  alunos  apresentaram  um  enriquecimento  conceitual  em  Astronomia, além deles demonstrarem expressiva empolgação com o projeto, no qual foi mencionado a interatividade  das  aulas  e  a  sessão  de  planetário  como  os  fatores  que  mais  agradaram 
nessa proposta. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper presents the results of the use of a courseware called mini-planetarium (MP) for teaching a variety of skills related to the apparent movement of the stars. Using as bases dialogical pedagogy of Paulo Freire, the epistemology of Gaston Bachelard and assumptions Cognitive Theory of Meaningful Learning of David Ausubel, an intervention was developed in the discipline of physics, with a group of students of the First Year of High School a private school in the Federal District, in which these students had classes of Astronomy, which underwent assembly and use of instructional resources for a planetarium show inside a small tent darkened. Test Results and Subsequent Evaluation Methodology, submitted to a content analysis showed that these students presented a conceptual enrichment in Astronomy, beyond them demonstrate significant excitement about the project, which was mentioned in the interactive lessons and planetarium show as the factors that most pleased that proposal. | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2012. | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.