http://repositorio.unb.br/handle/10482/12181| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| 2012_LiderciMariaAndradeKempfer.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título : | Impactos da cibercultura na mediação pedagógica nas escolas públicas municipais do Ensino Fundamental da cidade de Goiânia (GO) | 
| Autor : | Kempfer, Liderci Maria de Andrade | 
| Orientador(es):: | Santos, Gilberto Lacerda | 
| Assunto:: | Computadores e civilização Ciberespaço Tecnologia da informação Ensino auxiliado por computador | 
| Fecha de publicación : | 22-feb-2013 | 
| Data de defesa:: | 7-dic-2012 | 
| Citación : | KEMPFER, Liderci Maria de Andrade. Impactos da cibercultura na mediação pedagógica nas escolas públicas municipais do Ensino Fundamental da cidade de Goiânia (GO). 2012. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumen : | Esta  dissertação  discute  os  “Impactos  da  Cibercultura  na  mediação  pedagógica  nas  escolas públicas  municipais  do  ensino  fundamental  da  cidade  de  Goiânia  (GO)”.  A  investigação fundamenta-se  nas  concepções  de  alguns  teóricos,  tais  como  Levy  (1998);  Libâneo,  (2000); 
Libâneo,  Oliveira  e  Toschi  (2003);  Barreto  (2003);  Masetto  (2003);  Kenski  (2004);  Pretto (2008);  Pesce  (2011),  dentre  outros.  Com  o  propósito  de  constatar  como  essa  cultura  digital 
está   sendo   integrada   às   escolas   municipais,   foram   utilizadas   pesquisas   bibliográfica, documental  e  de  campo,  com  observações  e  entrevistas  semiestruturadas  com  enfoque qualitativo.   O   texto   está   estruturado   em   cinco   capítulos:   Tecnologia   e   cibercultura: 
contextualização do problema; Mediação e cultura digital; Metodologia de pesquisa; A voz da escola:  coleta  e  análise  de  dados  e;  Considerações  finais.  O  resultado  da  investigação demonstra  um  indicativo  que  a  integração  da  cultura  digital  na  mediação  pedagógica  das escolas  municipais  de  Goiânia  está  num  estágio  meio  estacionário,  porque,  apesar  de  a  rede 
escolar ter sido equipada com  laboratórios de informática e uma escola com o Projeto UCA, alguns  fatores  interferem  na  efetivação  da  cibercultura,  como  infraestrutura  insuficiente (número  de  computadores  versus  número  de  alunos,  laboratórios  fechados,  déficit  de 
funcionários)  e  formação  específica  para  os  professores.  É  importante  ressaltar  que  os professores   pesquisados   demonstraram   interesse   em   aprender   mais   sobre   a   mediação pedagógica via novas tecnologias de informação, comunicação e expressão. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper discusses the “Impacts of Cyberculture on pedagogical mediation in public schools of Goiânia (GO) Elementary School.” The research is based on the views of some theorists, such as Levy (1998); Libâneo, (2000); Libâneo, Oliveira and Toschi (2003); Barreto (2003); Masetto (2003); Kenski (2004); Pretto (2008); Pesce (2011), among others. In order to see how this digital culture is being integrated with municipal schools, have been used bibliographic, documental and field observations and semi structured interviews with qualitative approach. The text is divided into five chapters: Technology and cyberculture: contextualization of the problem; Mediation and digital culture; Research methodology, Data collection and analysis: the voice of the school, and; Final considerations. The result of research shows an indication that the integration of digital culture in the mediation of pedagogical schools in Goiânia is in a stationary medium stage, because, although the school system has been equipped with computer labs and a school with Project UCA, some factors interfere the effectiveness of cyberculture, as insufficient infrastructure (number of computers versus number of students, laboratories closed, officials deficit) and specific training for teachers. It is important to show that teachers expressed interest in learning more about the mediation via new technologies of information, communication and expression. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) | 
| Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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