http://repositorio.unb.br/handle/10482/12034| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2012_RafaelNishinoOno.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Competências de trabalho em equipes de participantes de grupos de pesquisa : avaliando interáreas de conhecimento e características intragrupo | 
| Autor(es): | Ono, Rafael Nishino | 
| Orientador(es): | Odelius, Catarina Cecília | 
| Assunto: | Grupos de trabalho Produtividade do trabalho | 
| Data de publicação: | 6-fev-2013 | 
| Data de defesa: | 30-out-2012 | 
| Referência: | ONO, Rafael Nishino. Competências de trabalho em equipes de participantes de grupos de pesquisa: avaliando interáreas de conhecimento e características intragrupo. 2012. xii, 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumo: | A   presente   pesquisa   teve   como   objetivo   identificar   o   grau   de   domìnio   de competências  para  trabalhar  em  equipes  (CTE)  desenvolvidas  com  a  participação em  grupos  de  pesquisa,  validar  instrumento  de  coleta  de  dados,  caracterizar  os grupos  de  pesquisa  quanto  à  área  de  conhecimento  do  grupo,  e  caracterizar  os participantes  dos  grupos  quanto  às  variáveis  demográficas:  idade,  tempo  de experiência,  grau  de  formação  e  tipo  de  atuação.  A  pesquisa  possui  caráter descritivo,   inferencial   e   aplicado,   e   para   coletar   os   dados   foram   utilizados questionários  estruturados  de  questões  fechadas,  aplicados  em  meio  eletrônico  e 
em  meio  fìsico.  A  análise  fatorial  foi  utilizada  para  validação  da  escala  de  medida CTE.  Para  análise  dos  dados,  foram  realizadas  análises  descritivas,  análises  não paramétricas  (Kruskall-Wallis  e  Mann-Whitney  U)  e  regressão  linear  simples.  A amostra  foi  constituìda  por  396  participantes  de  grupos  de  pesquisa.  A  escala proposta  apresenta  evidências  de  validade  estatìstica,  atendendo  a  parâmetros estabelecidos  na  literatura.  Foi  observado  alto  domìnio  das  competências  de trabalho em equipe pela área de conhecimento de ciências humanas e as áreas que apresentaram  menor  domìnio  das  competências  foram  as  áreas  de  Ciências 
Agrárias,  Ciências  Sociais  Aplicadas  e  Engenharias.  Também  foram  observados 
indìcios  de  competências  básicas  e/ou  necessárias  que  o  indivìduo  deve  possuir 
para  trabalhar  em  equipe  no  âmbito  de  grupos  de  pesquisa.  Foi  notado  que  os 
respondentes   que   possuìam   maior   idade   dominaram   mais   a   competência   e 
perceberam maior contribuição do grupo de pesquisa em relação aos mais jovens. O 
mesmo  ocorreu  entre  os  pesquisados  mais  experientes  para  com  os  menos 
experientes, entre os pesquisados com maior grau de formação ante aos com menor 
formação.  Também  se  pode  notar  que  os  pesquisadores  e  os  lìderes  também 
tiveram  maior  domìnio  e  maior  percepção  do  que  em  relação  aos  estudantes.  Ao 
final,  são  apontadas  limitações  desta  pesquisa,  recomendações  e  direções  para 
realização de novos estudos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research aimed to identify the degree of mastery of teamwork competences (CTE) developed with participation in research groups, to validate data collection instrument, characterize research groups regarding the area of knowledge of the group, and characterize participants of groups regarding demographic variables: age, length of experience, level of education and type of activity. The research was a descriptive, inferential and applied, and collected data using structured questionnaires with closed questions that were applied electronically and in hard copy. Factor analysis was used to validate the measurement scale CTE. For data analysis, descriptive analyzes, nonparametric tests (Kruskall-Wallis and Mann-Whitney U) and simple linear regression were performed. The sample consisted of 396 participants from research groups. The proposed scale shows evidence of statistical validity, given the parameters established in the literature. It was observed a high mastery of teamwork competences through knowledge area of humanities and areas that had lower mastery of skills were the areas of Agricultural Sciences, Applied Social Sciences and Engineering. It was also observed evidence of basic and / or necessary skills that the individual should possess to work as a team within research groups. It was noted that respondents who had higher ages dominated more competence and perceived greater contribution of the research group compared to lower ages. The same was true among respondents with more experienced to the less experienced among respondents with higher levels of education compared to those with less education. Also it was perceived that researchers and leaders had also greater domain and greater perception than in relation to students. Finally, limitations of this research are identified and recommendations and directions to conduct further studies are shown. | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012. | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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