http://repositorio.unb.br/handle/10482/11590| File | Description | Size | Format | |
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| 2012_AlvaroMauricioMouraPazRibeiro.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | View/Open | 
| Title: | Produção cultural infantil : práticas corporais sob a ótica de crianças | 
| Authors: | Ribeiro, Álvaro Maurício Moura Paz | 
| Orientador(es):: | Wiggers, Ingrid Dittrich | 
| Assunto:: | Educação física - crianças Crianças - imagem corporal Educação Expressão - vídeo digital | 
| Issue Date: | 8-Nov-2012 | 
| Data de defesa:: | 10-Aug-2012 | 
| Citation: | RIBEIRO, Álvaro Maurício Moura Paz. Produção cultural infantil: práticas corporais sob a ótica de crianças. 2012. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Abstract: | Este  trabalho de pesquisa  é  constituinte do processo da  investigação  acerca da 
produção  cultural  infantil  nas  diferentes  tecnologias  de  expressão  e comunicação. Tem como objetivo geral analisar a produção cultural de crianças, especificamente em vídeo digital, em ambiente escolar, considerando seu papel em  um projeto de mídia-educação  articulado  à  educação do  corpo.  Justifica-se em  uma  concepção  de  infância  que  se  caracteriza  no  deixar  de  considerar  as crianças  como  seres  humanos  pequenos,  frágeis  e  tímidos  porque  vivem  a experiência  do  tempo  em  sua  humanização.  Fez-se  escolha  por  elementos  da epistemologia  qualitativa,  sistematizada  por  González  Rey  (2005)  para estabelecer  relações  entre  as  concepções  teóricas  evidenciadas  e  suas 
implicações  metodológicas  no  processo  de  concretização  desta  pesquisa.  A opção  de  realização  do  estudo  na  Escola  Parque  se  deu  pautada  na  condição inicial  desta  ocupar  lugar  privilegiado  na  educação  do  corpo  das  crianças integradas ao sistema de ensino do Distrito Federal. A pesquisa desenvolveu-se a partir de  um projeto pedagógico  na disciplina de Teatro/Oficina de  vídeo. O grupo  escolhido  para  a  participação  na  pesquisa  foi  uma  turma  da  4ª  Série  de Ensino Fundamental, composta de 11 crianças. Utilizamos como instrumento de pesquisa  a  observação  participante  e  a  produção  audiovisual  em  vídeo  digital por parte das crianças, proposta no sentido de provocar a produção de sentidos nos  participantes  da  pesquisa. Em  análise,  os  três  produtos  colhidos  em  vídeo foram  arranjados  de  maneira  diferenciada,  segundo  relação  das  diversas mediações pedagógicas estabelecidas nos diferentes ambientes escolares – aula e 
recreio. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research is constitutive of a process of research about children's cultural production in the different technologies of communication and expression. It aims to analyze the cultural production of children, specifically in digital video in the school setting, considering their role in a project of media literacy articulated to the body education. It is justified by a conception of childhood that is characterized in no longer consider the children as little humans, fragile and timid because they live the time experience in their humanization. There was choose elements of qualitative epistemology, systematized by Gonzalez Rey (2005) to establish relationships between theoretical concepts and their methodological implications highlighted in the process of development of this research. The option to conduct the study in the Park School occurred based on the condition of this occupy a privileged place in the body education of children integrated into the Federal District's education system. The research was developed from an educational project in the discipline of Theatre / Video Workshop. The group chosen to participate in the study consisted of one class of 4th Grade elementary schools, composed of 11 children. Was used as instrument of research the participant observation and audiovisual production in digital video by children, proposal to cause production of senses in the research participants. In analysis, the three products taken on video were arranged differently, under relation of the diverse pedagogical mediations established in different school settings - classroom and leisure. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | 
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| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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