http://repositorio.unb.br/handle/10482/11563| Fichier | Description | Taille | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2012_MariaLuzieneidePCostaRibeiro.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | 
| Titre: | O mundo como prisão e a prisão no mundo : Graciliano Ramos e a formação do leitor em presídios do Distrito Federal | 
| Auteur(s): | Ribeiro, Maria Luzineide P. da Costa | 
| Orientador(es):: | Tinoco, Robson Coelho | 
| Assunto:: | Literatura Prisioneiros Leitor Interesses na leitura | 
| Date de publication: | 6-nov-2012 | 
| Data de defesa:: | 12-jui-2012 | 
| Référence bibliographique: | RIBEIRO, Maria Luzineide P. da Costa. O mundo como prisão e a prisão no mundo: Graciliano Ramos e a formação do leitor em presídios do Distrito Federal. 2012. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Résumé: | A presente pesquisa investiga o perfil do leitor em situação de privação de liberdade, tomando por base a  leitura de Antônio Cândido e a conceituação de mundo como prisão e vice-versa. Propõe-se,  também,  ampliar  a  discussão  e  compreensão  do  processo  moderno  de encarceramento, considerando o efeito da prisionização no comportamento do  leitor inserido 
nessa  sociedade marginal. A  pesquisa  tem  caráter  qualitativo  e  quantitativo,  na  perspectiva teórico-relacional do ato da leitura e caracterização do ambiente carcerário. Foram realizadas entrevistas  semiestruturadas, aplicação de questionários, oficinas  literárias e coleta de dados estatísticos do sistema penal em nível nacional e local. O confronto dos referenciais teóricos e empíricos permite dimensionar a realidade na qual se insere o leitor em privação de liberdade, 
bem  como  a  dinâmica  espacial  e  as  variáveis  que  influenciam  sua  formação. Os  resultados confirmam  a  existência  de  comunidades  leitoras  no  sistema  prisional  do Distrito  Federal  e 
evidenciam  dificuldades  próprias  do  ambiente  carcerário  para  a  apropriação  da  leitura.  A experiência do escritor Graciliano Ramos, autor de Memórias do Cárcere, é considerada para a análise do ato da  leitura como espaço de  liberdade e elemento relativizador do  tempo e do 
espaço na  sociedade encarcerada. Entre o  sentimento do homem encurralado pela vida e do animal encurralado pelo Estado, enquanto confinado nos porões do Estado Varguista, ergueu-se, neste escritor alagoano, a descoberta de si mesmo e do outro. Nessa perspectiva, o estudo aponta  para  a  necessidade  de  políticas  públicas  de  incentivo  a  leitura  como mecanismo  de 
auxílio no resgate da identidade do sujeito privado de liberdade e de sua reinserção social. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study investigates the prisoner reader’s profile by considering the Antônio Cândido’s work and the conceits of the world as a prison, and also, of the prison as a world. It intends to purpose the discussion and the comprehension of the imprisonment modern process and its influence on the prisoner reader’s behavior. The investigation uses the quality and quantity methods, and it analyzes the theorical relation of the act of reading, and the characterization of the prison’s environment. It was done by semi structured interviews, questionnaires, fast literature’s courses and data’s search from the Brazilian prison system. By comparing the studies from researchers and the empirical knowledge, it was possible to describe the reality of the prisoner reader, the social dynamic, and other factors that affect his training process. The results show that readers’ communities exist in Distrito Federal’s prisons, and they also show the proper difficulties for the reading process in prison. The experience of Graciliano Ramos, the author of “Prison’s Memories”, is considered for the analyses of the act of reading as a moment of freedom and relativization of the time and space in this marginal society. While a man trapped by life and an animal trapped by the State, prisoner in the basements of Vargas’ Dictatorship, the author has discovered the others and himself. From this point of view, the present study points the necessity of public policies toward the literature as a mechanism of increasing the self esteem and the social insertion process of the individual who is in jail. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.