http://repositorio.unb.br/handle/10482/10529| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2011_FabioFonseca.pdf | 6,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico | 
| Autor(es): | Fonseca, Fabio | 
| Orientador(es): | Ribeiro, Maria Eurydice de Barros | 
| Assunto: | Samico, Gilvan, 1928 - crítica e interpretação Gravura Xilogravura Arte - história  | 
| Data de publicação: | 23-Mai-2012 | 
| Data de defesa: | 19-Dez-2011 | 
| Referência: | FONSECA, Fabio. O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico. 2011. 168 f., il. Dissertação(Mestrado em Artes Visuais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | 
| Resumo: | O objetivo desse texto é investigar a continuidade de temas medievais nas gravuras do artista  Gilvan  Samico,  por  meio  da  memória  coletiva,  segundo  o  conceito  de  Maurice Halbwachs. Estuda-se a obra de Samico nos processos sociais pelos quais o artista passou, de modo  a  inserir  suas  gravuras  em  um  contexto  antropológico,  espacial  e  temporal.  Os entendimentos referentes à cultura popular e erudita e os trânsitos do  artista entre ambas são 
meios para a compreensão dos processos de hibridação geradores de sua obra. Na perspectiva de entender as gravuras de Samico voltadas para a formulação de uma identidade, é observada a manifestação de uma identidade regional alinhada com as idéias de deslocamento identitário 
da  pós-modernidade.  A  abordagem  de  suas  gravuras  por  uma  investigação  sobre  a sobrevivência  das  imagens,  segundo  Warburg,  releva  as  questões  de  repetição  e transformação  das  formas. Os  deslocamentos  temporais  são  pontos  que  contribuem  com  o entendimento das incorporações das imagens e dos conteúdos pelo artista. A obra de Samico 
permite estabelecer um diálogo, encontrado na contemporaneidade, entre arte e  religião, e a condução  desses  pontos  por  meio  da  memória  coletiva.  Procura-se  demonstrar  como  os processos de memorização desenvolvidos na Antiguidade e na Idade Média contribuíram com 
a  construção  de  formas  e  conteúdos.  Como  a  memória  coletiva  atuou  em  um  sentido  de transmissão  de  imagens  e  temas  que  são manifestos  na  obra  do  artista.  Temas  sagrados  e profanos presentes  em  suas gravuras  tiveram  como  elemento  condutor  a  literatura bíblica  e 
oral. Investiga-se a transmissão de temas hagiográficos e épicos considerando as questões de continuidade e mobilidade sobre esses temas. ______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ L‟objectif de ce texte est d'étudier la continuité des thèmes médiévaux dans les gravures de l'artiste Gilvan Samico, au travers de la mémoire collective, selon Maurice Halbwachs. Cette étude présente le travail de Samico afin d‟intégrer ses gravures dans un contexte anthropologique, spatial et temporelle, processus sociaux traversés par lui. La compréhension de la culture populaire et érudite et les allées-venues de l‟artiste entre elles sont des moyens pour comprendre les processus d'hybridation générateurs de son travail. Dans la perspective de comprendre les gravures de Samico visant à formuler une identité, on observe la manifestation d'une identité régionale résultant du glissement d'identité du à la postmodernité. L'approche de ses gravures par une investigation des survivances, selon Warburg, des images met en évidence les questions relatives à la répétition et la transformation des formes. Les glissements temporels sont des abordages qui contribuent à la compréhension de l'incorporation des images et des contenus par l'artiste. La gravure de Samico permet d'établir un dialogue, dans la contemporanéité, entre l‟art et religion, et la survivance de ces aspects dans la mémoire collective. La recherche démontre comment les processus de mémorisation développée dans l'Antiquité et le Moyen Age ont contribué à la construction de formes et de contenus. la transmission d'images et de thèmes dans l'œuvre de l'artiste est étudié sous le regard de la mémoire collective. Les thèmes sacrés et profanes présents dans ses gravures ont comme élément conducteur la littérature biblique et orale. La transmission des thèmes épiques et hagiographiques sont analysés par le biais de la continuité et de la mobilité de ceux-ci.  | 
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)  | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2011. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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