Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9743
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_MarceloPachecoGuaranys.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCastro, Marcus Faro de-
dc.contributor.authorGuaranys, Marcelo Pacheco dos-
dc.date.accessioned2011-12-14T17:03:04Z-
dc.date.available2011-12-14T17:03:04Z-
dc.date.issued2011-12-14-
dc.date.submitted2010-09-30-
dc.identifier.citationGUARANYS, Marcelo Pacheco dos. Análise jurídica da política regulatória de transporte aéreo no Brasil (2000-2010). 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Direito)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9743-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2010.en
dc.description.abstractAté o início da década de 1990, a regulação do transporte aéreo no Brasil era protecionista e não permitia uma concorrência efetiva entre as empresas. Nos últimos anos, a política regulatória do transporte aéreo buscou incentivar o aumento de concorrência no setor, por meio da eliminação de barreiras à entrada nesse mercado. Do ponto de vista econômico, tal política está de acordo com as características observadas, uma vez que não há falhas de mercado relevantes que justifiquem uma regulação econômica muito restritiva. Sob a ótica do Direito, no entanto, é importante analisarmos se os efeitos dessa política são também benéficos. Nesse intuito, essa dissertação busca apresentar, com fundamento na Análise Jurídica da Política Econômica, os efeitos jurídicos dessa política pública sobre a fruição de direitos fundamentais na sociedade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractUntil the early 1990s, air transport regulation in Brazil was considered protectionist and would not allow effective competition among airlines. In recent years, air transport regulatory policy has begun to increase competition in the sector, through the elimination of barriers to entry. From an economic point of view, such policy is consistent with the observed features, since there are no relevant market failures that justify an economic regulation too restrictive. However, it is important to analyze if the effects of this policy also benefit the exercise of rights. To that end, this essay presents, based on the Legal Analysis of Economic Policy, the effects of that public policy on the exercise of fundamental rights in the society.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAnálise jurídica da política regulatória de transporte aéreo no Brasíl (2000-2010)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTransporte aéreoen
dc.subject.keywordConcorrênciaen
dc.subject.keywordRegulação econômicaen
dc.subject.keywordDireitos fundamentaisen
dc.description.unidadeFaculdade de Direito (FD)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9743/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.