Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9677
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ColonizacaoEmancipacaoPensamento.pdf143,8 kBAdobe PDFView/Open
Title: Da colonização e da emancipação do pensamento
Authors: Pinto, Rodrigo de Souza Dantas Mendonça
Assunto:: Filosofia
Issue Date: Nov-2003
Citation: DANTAS, Rodrigo. Da colonização e da emancipação do pensamento. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 1, nov./2003-abr./2004. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5411/4510>. Acesso em: 06 dez. 2011.
Abstract: Proposições e enunciados de pensamento nascem da história, lhe pertencem e sobre ela incidem à medida que necessariamente agem sobre as condições de compreensão, problematização, racionalização e comunicação do real. Idéias e concepções de mundo não brotam simplesmente da mente de sujeitos sem história e sem sociedade, se dirigindo a um mundo abstrato de objetos sem história e sem contexto social: elas nascem da historicidade de um determinado modo de produção da vida pela própria vida, de uma determinada formação social. Como expressões ideais, como racionalizações dos múltiplos interesses, posições e perspectivas que nela se formam, sua multiplicidade reflete a multiplicidade dos interesses, forças, posições e perspectivas que se materializam e são capazes de manifestar-se no interior de uma época, de uma formação social determinada.
Licença:: A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/index. Acesso em: 06 dez. 2011.
Appears in Collections:FIL - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9677/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons