Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9673
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PensandoEscolaFormacao.pdf152,03 kBAdobe PDFView/Open
Title: Pensando a escola : entre a formação e a liberdade
Authors: Nascimento, Wanderson Flor do
Assunto:: Escolas
Autonomia
Diálogos
Liberdade
Issue Date: May-2006
Citation: NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Pensando a escola: entre a formação e a liberdade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, maio/2006-abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5188/4362>. Acesso em: 06 dez. 2011.
Abstract: Através da problematização das noções de controle – na acepções das sociedades de controle –, autonomia e diálogo, o texto se propõe a repensar, criticamente, a idéia de formação como propiciadora e como experiência ou exercício da liberdade, articulando a escola como espaço onde os encontros propiciem esta formação transformadora rumo a práticas subjetivadoras mais livres, mais autônomas, menos opressoras. ________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
A través de la problematización de las nociones de controle – como pensada por Gilles Deleuze –, autonomía y diálogo, esto texto se propone a pensar críticamente la idea de formación como fomentadora y como experiencia o ejercicio de la libertad, mirando la escuela como espacio donde los encuentros fecunden esta formación transformadora hacia prácticas subjectivadoras más libres, mas autónomas, menos opresoras.
Licença:: A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/index. Acesso em: 06 dez. 2011.
Appears in Collections:FIL - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9673/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons