Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/8860
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_JaniraTrípodiBorja.pdf830,22 kBAdobe PDFView/Open
Title: A retórica do silêncio : cultura no Mercosul
Authors: Borja, Janira Trípodi
Orientador(es):: Martins, Estevão Chaves de Rezende
Assunto:: MERCOSUL
Integração econômica internacional
Relações internacionais e cultura
Política cultural
Issue Date: 1-Jul-2011
Citation: BORJA, Janira Trípodi. A retórica do silêncio: cultura no Mercosul. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo compreender qual a dimensão cultural e o papel que ela exerce no processo de integração regional do Mercosul através de análise das iniciativas culturais adotadas pelo bloco. Para tanto, procede-se a uma retomada histórica da criação, organização e atuação da Reunião de Ministros de Cultura e seus encontros preparatórios, que conformam o "Mercosul Cultural". O estudo de caso está baseado na análise de documentos, informes e atas de reunião, além de pesquisa bibliográfica e entrevistas com agentes envolvidos no processo de integração. Consideram-se duas premissas fundamentais: (1) o Mercosul é um fenômeno multidimensional, que articula estruturas políticas e econômicas, mas também sociais e culturais; (2) a cultura está intrinsecamente relacionada às esferas econômica, política e social da vida humana. Assim, a dissertação pretende contribuir para uma compreensão mais ampla do processo de integração, que reconheça a importância dos fatores culturais para a aproximação dos países. A análise é feita com base numa abordagem teórica construtivista, que investiga a convergência entre temas culturais e política mundial e as contribuições e impasses que uma perspectiva cultural pode trazer para o estudo das Relações Internacionais.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2011.
Appears in Collections:IREL - Mestrado em Relações Internacionais (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/8860/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.