Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/8824
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_GustavoAugustoGomesdeMoura.pdf942,84 kBAdobe PDFView/Open
Title: L sai à procura da lei : etnografando as experiências de uma mulher em seu encontro com o estado
Authors: Moura, Gustavo Augusto Gomes de
Orientador(es):: Borges, Antonádia Monteiro
Assunto:: Etonologia
Violência contra as mulheres
Direitos das mulheres
Issue Date: 30-Jun-2011
Citation: MOURA, Gustavo Augusto Gomes de. L sai à procura da lei: etnografando as experiências de uma mulher em seu encontro com o estado. 2011. 158f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: As reflexões deste trabalho se voltam à compreensão das discussões a respeito dos padrões ético-sociais do historiador enquanto profissional, bem como a relevância social e "restauradora" que o estudo de temas historiográficos baseados em episódios traumáticos pode ter para os pesquisadores e para a(s) sociedade(s) atingida(s) pelos eventos estudados por estes. Além disso, também foram consideradas as consequências teóricas e metodológicas que acarretam na conjunção desta discussão. Desta forma, dois elementos são submetidos à apreciação: os usos (responsáveis) e maus usos (irresponsáveis) da história, e a ética dos historiadores. Equidistante a estas questões axiológicas deu-se atenção ao debate proposto por Antoon De Baets sobre o potencial impacto dos sistemas de valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) na adoção de um código de ética para os historiadores. Concomitantemente, este estudo considera a hipótese de que os problemas no lidar com os legados de violências e atrocidades causados por regimes totalitários e guerras - que conduziram à criação de tribunais, comissões de investigação, de verdade e reconciliação - impactam na elaboração de padrões de responsabilização no lidar com o passado, onde o compartilhamento de responsabilidade, culpa e vitimização criam uma identidade comum que pode fornecer uma base para o diálogo, abrindo espaço para a reconciliação em direção da história a serviço da reconstrução moral e política de comunidades injustiçadas. A compreensão do passado em seus próprios termos, portanto, não é nem desejável nem possível. Por fim, a interpretação das vozes dos que sofreram as injustiças no passado amplia a extensão narrativa que se faz das vítimas. Assim, parece favorável não recusar à história seu privilégio de criticar, corrigir, ou desmentir uma memória que se contrai sobre suas experiências aversivas, tornando-se cega e surda. A história vai, deste modo, ao encontro do restabelecimento de justiça em uma sociedade marcada pelos efeitos duradouros e permanentes de injustiças. _____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work present a story of L, a young mother who was involved with the State while trying to overcome the established violence and conflict with her ex-husband. L's story allowed me to discuss about the implications of State action at people's daily lives. At the same time that the relationship with the state outlined a language and practices horizon, where L starts to give a specific direction for the past, the same state emerged as a threat to her, resembling a maze where the exit is never certain, and evoking ghosts that now haunt their lives. In this context, L's story is related with the discussions about gender, violence and Law, relying on the ethnographic lesson: to carefully depict experiences of fieldwork, open up rich possibilities for theoretical and political discussion about urgent issues in our times.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2011.
Appears in Collections:DAN - Mestrado em Antropologia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/8824/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.