Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/8305
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2008_OliviaBarrosFreitas.pdf710,77 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
dc.contributor.authorFreitas, Olívia Barros de-
dc.date.accessioned2011-06-09T18:55:56Z-
dc.date.available2011-06-09T18:55:56Z-
dc.date.issued2011-06-09-
dc.date.submitted2008-02-29-
dc.identifier.citationFREITAS, Olívia Barros de. O guesa empenhado : nação, continuidade e inovação do sistema literário brasileiro. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8305-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.en
dc.description.abstractEste trabalho procura examinar a dialética continuidade/ruptura na poética de O Guesa de Joaquim Manuel de Sousândrade. Percebe-se que na tensão entre tradição e transgressão mora a evidência do ideal de nação que Sousândrade tentou solidificar em sua obra. Estuda-se a problemática do empenho no projeto de criação e desenvolvimento social do Brasil. A análise dialética da matéria do texto elucida momentos de transgressão e de manutenção da forma estética, que é também histórica, ideológica e social. O processo deprodução de um imaginário nacional está relacionado com o sistema literário brasileiro. A tendência universalizante ou panamericana da obra, confrontada com raízes históricas, é questionada quanto à possibilidade de sua existência desvinculada da totalidade, isto é, do local, do nacional. Discute-se até que ponto há, de fato, ruptura estética com os modelos que formam o sistema literário brasileiro, a partir do tipo de consciência latente na obra no que diz respeito ao atraso e ao subdesenvolvimento do país. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work intends to examine the dialectic continuity/rupture in Joaquim Manuel de Sousândrade’s O Guesa. It can be noticed that in the tension between tradition and transgression lives the evidence of the ideal of the nation which Sousândrade tried to solidify in his work. The problem of the commitment in the project of Brazil's social creation and development is studied. The dialectic analysis of the text's matter clarifies transgression and maintenance moments of the esthetic form, which is also historic, ideologic, and social. The production process of a national imaginary is related with the Brazilian literary system. The work's universilizing or panamerican tendency, confronted with historical roots, is questioned about the possibility of its existence not bound/connected with totality, that is, from the local, from the national. It's discussed until which point there is, in fact, esthetical rupture with the models that form the Brazilian literary system, from the kind of latent consciousness in the work with respect to the backwardness and underdevelopment of the country.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO guesa empenhado : nação, continuidade e inovação do sistema literário brasileiroen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLiteratura brasileiraen
dc.subject.keywordSistema literário - Brasilen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/8305/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.