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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6532
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Title: Variáveis preditoras de evasão em dois cursos a distância
Authors: Walter, Amanda Moura
Orientador(es):: Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Avaliação de treinamento
Avaliação de treinamento a distância
Evasão escolar
Comportamento social
Issue Date: 20-Jan-2011
Citation: WALTER, Amanda Moura. Variáveis preditoras de evasão em dois cursos a distância. 2006. 163 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: A análise da literatura sobre educação a distância evidenciou altas taxas de evasão em cursos realizados nesta modalidade, escassez de estudos investigando este fenômeno, bem como a necessidade de modelos que investiguem variáveis preditoras de evasão. O presente trabalho é composto por três estudos. O primeiro estudo objetiva construir e validar a Escala de Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância. O objetivo do segundo estudo é revalidar a Escala de Valor Instrumental do Treinamento, no âmbito da Educação a Distância. O terceiro estudo objetiva analisar o relacionamento entre características da clientela (idade, gênero, participação anterior em curso a distância, pagamento do curso pelo aluno e valor instrumental do treinamento), características do curso (semipresencial ou totalmente a distância) e comportamentos e atitudes do aluno em relação a cursos a distância com a variável critério evasão. A coleta de dados foi realizada totalmente via web. Os instrumentos, hospedados em página específica, foram aplicados em diferentes turmas dos cursos de Mediação e Arbitragem e Formação de Consultores, de acordo com banco de dados fornecido pela empresa pesquisada, no período de fevereiro a abril de 2006. Em um primeiro momento, foram enviados 1.494 e-mails aos alunos, sendo 615 evadidos e 879 concluintes. Foram recebidos respondidos 517 questionários de Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância (taxa de retorno de 34,6%) e 483 questionários de Valor Instrumental do Treinamento (taxa de retorno de 32,3%). No Estudo 1 e 2, as respostas válidas aos questionários foram submetidas a análises exploratórias, extração dos fatores principais (PAF e tratamento listwise para casos omissos) e análises de confiabilidade (Alpha de Cronbach). No Estudo 2 foram realizadas análises não paramétricas e análises de regressão logística, visto o caráter dicotômico da variável critério. Como resultado do Estudo 1 foi validada estatisticamente a escala de Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância, com estrutura bifatorial. O Fator 1 (a = 0,80), denominado Fatores Intrínsecos e Extrínsecos Positivos Relacionados a Cursos a Distância, é composto por treze itens com cargas fatoriais variando entre 0,72 e 0,39. Esse fator refere-se a comportamentos e atitudes do treinando, bem como condições relacionadas ao contexto de estudo, que facilitariam a execução de um curso a distância, potencializando a possibilidade de alcance dos resultados. O Fator 2 (a = 0,79) Fatores Intrínsecos e Extrínsecos Negativos Relacionados a Cursos a Distância, possui sete itens com itens com cargas fatoriais variando entre 0,86 e 0,48, relacionados a comportamentos e atitudes do treinando, bem como condições relacionadas ao contexto de estudo que dificultariam a execução de um curso a distância, minimizando a possibilidade de alcance dos resultados. Como resultado do Estudo 2 foram validadas estatisticamente a escala de Valor Instrumental ao Treinamento, em termos de valência e instrumentalidade. A escala de Valência (a = 0,90) foi composta por 14 itens com cargas fatoriais satisfatórias, variando entre 0,76 e 0,49. A escala de Instrumentalidade (a = 0,90) foi composta por 14 itens com cargas fatoriais satisfatórias, variando entre 0,74 e 0,52. Finalmente, com relação ao Estudo 3, os resultados da análise de regressão logística indicaram que indivíduos que já participarem de cursos a distância anteriormente, foram os que menos evadiram. Além disto, os indivíduos que responderam mais favoravelmente aos itens relativos aos fatores intrínsecos e extrínsecos positivos relacionados a cursos a distância foram os que menos evadiram. Em oposição, os indivíduos que responderam mais favoravelmente aos fatores intrínsecos e extrínsecos negativos relacionados a cursos a distância foram os que mais se evadiram. As limitações e contribuições do trabalho são discutidas com base nos resultados empíricos e na literatura analisada. Sugere-se, ainda, uma agenda de pesquisa. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
A literature review about distance education indicated a lack of drop out studies, despite the high indices of this phenomenon in this modality. It was show up the need of models that investigate drop out predictor’s variables in distance education. The present survey included three studies. The first aims to elaborate and validate the Student Behavior and Attitude Scale toward Distance Education. The goal of the second study is revalidate Instrumental Training Value Scale, in the scope of the distance education. The third study goal is analyze the relationship between students characteristics (age, sex, previous participation in distance course, payment of the course by the student and instrumental training value), course characteristics (only distance and combination of distance and face-to-face activities) and student behavior and attitude toward distance education with the criterion variable, drop out. The data collection was carried through totally by web. The instruments, hosted in a specific page, were self administered in different groups of the Mediation and Arbitration and Formation of Consultants courses, according with data base supplied by the company researched, in the period of February to April 2006. At a first moment, 1,494 e-mails had been sent to the students, being 615 drop out students and 879 approved students. 517 questionnaires of student behavior and attitude toward distance education were received answered (return tax of 34,6%) and 483 questionnaires of Instrumental Training Value (return tax of 32,3%). In respect to the study 1 and 2, the valid questionnaires answers had been submitted to exploratory analyses, principal axis factor (PAF and listwise treatment for missing cases) and reability analyses (Alpha de Cronbach). In respect to the study 3, the non parametric analyses and logistic regression techniques were employed. As result of Study 1, the Student Behavior and Attitude Scale toward Distance Education was statistically validated, with two factors. Factor 1 ( = 0,80), Intrinsic and Extrinsic Positives Factors Related to Distance Courses, is composed by thirteen items with factorial loads varying between 0,72 and 0,39. This factor mentions to behaviors and attitudes of training, as well as conditions related to the study context, that would facilitate the execution of distance course. The Factor 2 ( = 0,79) Intrinsic and Extrinsic Negative Factors Related to Distance Courses, , is composed by seven items with factorial loads varying between 0,86 and 0,48, related the behaviors and attitudes of students, as well as conditions related to the study context that would make it difficult the execution of distance course. As result of Study 2 the Instrumental Training Value Scale had been statistically validated, in terms of valence and instrumentality. The scale of Valence ( = 0,90) was composed by 14 items with satisfactory factorial loads, varying between 0,76 and 0,49. The scale of Instrumentality ( = 0,90) was composed by 14 itens with satisfactory factorial loads, varying between 0,74 and 0,52. Finally, with regard to the Study 3, the logistic regression analysis had indicated that individuals that participate in the distance of courses previously, had been the ones that had less dropped out. Moreover, the individuals that had answered more favorably to the positive intrinsic and extrinsic factors related to distance courses had been the ones that had less dropped out. In opposition, the individuals that had answered more favorably to the negative intrinsic and extrinsic factors related to distance courses had been the ones that had more dropped out. The limitations and contributions of this work are discussed based in the empirical findings and the literature analyzed. It is suggested, also, a research calendar.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
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