Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6368
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_TheliaTheophiloBezerra.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDias, Ângela Álvares Correia-
dc.contributor.authorBezerra, Thélia Theóphilo-
dc.date.accessioned2011-01-05T19:37:21Z-
dc.date.available2011-01-05T19:37:21Z-
dc.date.issued2008-02-
dc.date.submitted2008-02-
dc.identifier.citationBEZERRA, Thélia Theóphilo. Blog's educacionais e o desafio do ensinar e aprender na internet: possibilidades de (re)construção do fazer pedagógico. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6368-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.en
dc.description.abstractA possibilidade de se transformar as relações sociais, em bases mais justas e menos opressoras, mais dialógicas, plurivocais e interativas, passa pelo desafio contínuo dos processos de ensino-aprendizagem calcados na (re)construção do fazer pedagógico. Diante desse quadro, alguns educadores em muitas de suas iniciativas procuram inserir as novas tecnologias baseadas no uso do computador e Internet, na expectativa de enriquecerem suas aulas. Algumas de suas experiências produzem resultados satisfatórios, outras nem tanto. Dentre essas experiências, no presente estudo, recortamos do universo de ambientes da Internet alguns Blogs desenvolvidos e classificados como educacionais e que vêm sendo utilizados, segundo seus criadores, para potencializar e estimular a aprendizagem dos mais diferentes conteúdos curriculares. Nesse sentido, buscamos focalizar nossa atenção para os aspectos apontados nos Blogs, por esses educadores, como elementos-chave para a construção de novos saberes. Portanto, esses elementos, agrupados nessa pesquisa como hipertextualidade, interatividade e dialogismo, foram pesquisados na tentativa de nos aproximarmos de um entendimento um pouco mais claro de seus conceitos, e da sua aplicabilidade no contexto educacional. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe possibility to transform social relationships in more fair bases and less oppressive, plus dialogic, plurivocal and interactive pass through a continuous challenging of learningteaching processes based in (re)building of pedagogic doing. Based in these facts, some educators in many of their efforts to search and insert the new technologies supported by computer and Internet, in the expectation to enrich their classes. Some of their experiences produced satisfactory results, others not so. Among these experiences, in this study, we cut f some Blogs from universe of Internet, developed and classified as educational by their creators, to potentialize and stimulate the learning of most different curricular content. In this direction, we searched to focus our attention on these Blogs aspects pointed by these educators, as key elements to build new learning. Therefore, these elements, grouped in this research such as hypertext, interactivity and dialogism, were researched in attempt to search a clearer understanding about their concepts and of their use in educational context.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleBlog's educacionais e o desafio do ensinar e aprender na internet : possibilidades de (re)construção do fazer pedagógicoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordInternet na educaçãoen
dc.subject.keywordHipertextualidadeen
dc.subject.keywordInteratividadeen
dc.subject.keywordDialogismoen
dc.subject.keywordInternet na educação - tecnologia educacionalen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/6368/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.