Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6110
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGOS_ReacaoProcedimentosInstrucionais.pdf380,35 kBAdobe PDFView/Open
Title: Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala
Other Titles: Reaction to the educational processes of an internet-based course : validation of a scale
Authors: Zerbini, Thaís
Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Course evaluation
Distance learning
Education program
Avaliação de curso
Ensino a distância
Issue Date: 2009
Citation: ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet: validação de uma escala. Estud. psicol. (Campinas) [online], v. 26, n. 3, p. 363-371, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n3/v26n3a09.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0103-166X2009000300009.
Abstract: Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento Reação aos Procedimentos Instrucionais. O curso-alvo foi oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para alunos de todo o país. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a satisfação dos participantes quanto aos procedimentos instrucionais ofertados no curso. Foram realizadas análises de componentes principais e fatoriais e de consistência interna (Alfa de Cronbach). A escala apresentou estrutura bifatorial: Procedimentos Tradicionais, com 12 itens, α=0,91, e cargas fatoriais variando de 0,53 a 0,79; Recursos da Web, três itens, índice de confiabilidade α=0,76, com cargas fatoriais 0,40, 0,76 e 0,88. Os resultados indicam que a escala apresentou evidências de validade de construto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Research into the evaluation of distance training is still in the early stages. This article intends to contribute to this area by validating statistically the tool Reaction to Educational Processes. The course being evaluated was offered by the Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas to students across Brazil. The data collection was conducted at the end of the course by means of a questionnaire that measures the satisfaction of the participants with regard to the educational processes offered in the course. Analyses were carried out of the main, factorial components and Internal Consistency (Cronbach's Alpha Coefficient). Following statistical validation, the questionnaire demonstrated two factors: Traditional Processes, 12 questions, α=0.91, factor loads ranging from 0.53 to 0.79; Web Resources, 3 questions, confidence level α=0.76, and factor loads 0.40, 0.76 and 0.88. The results indicated that the scale presented evidence of construct validity.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000300009
Appears in Collections:PPGA - Artigos publicados em periódicos
PST - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/6110/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons