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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/5859
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Title: A prática educativa e o desenvolvimento territorial : um estudo de caso no município de Chapada Gaúcha, MG
Authors: Salgado, Cecília Langoni
Orientador(es):: Vargas, Glória Maria
Assunto:: Desenvolvimento territorial
Desenvolvimento sustentável
Issue Date: 11-Nov-2010
Citation: SALGADO, Cecília Langoni. A prática educativa e o desenvolvimento territorial: um estudo de caso no município de Chapada Gaúcha, MG. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: O desregrado desenvolvimento técnico-científico da civilização humana tem gerado conseqüências socioambientais profundas, modificando as formas sócio-organizativas e políticoeconômicas da relação „sociedade - meio ambiente‟. Estas conseqüências evidenciaram, dentre outros, a necessidade de mudanças emergenciais, promovendo o resgate de conceitos sob nova relevância de qualidade e eqüidade socioambiental. Nestas circunstâncias, o presente trabalho apresenta a releitura de dois conceitos e a possibilidade de correlação entre eles, sendo o „desenvolvimento territorial‟ e a „educação‟. Com ênfase nas dimensões institucional e ambiental do desenvolvimento territorial, o presente trabalho propõe os processos educativos como ferramentas para projetos que objetivam o empoderamento teórico e crítico da população visando seu processo de autogestão num território dado. Objetivando a compreensão dos contributos da educação para o desenvolvimento territorial, buscou-se averiguar de que maneira as instituições escolares podem contribuir para a transformação dos sujeitos e das organizações sociais em prol do desenvolvimento territorial; identificar em que medida a escola e os projetos estudados podem ou não potencializar a qualidade de vida socioambiental na região; e elaborar um modelo teórico-metodológico. O trabalho foi realizado no município de Chapada Gaúcha (MG), junto à Escola Estadual de Serra das Araras e à Escola Municipal Santa Terezinha situadas, respectivamente, na Vila de Serra das Araras e na comunidade de Buraquinho, sob o âmbito dos projetos de desenvolvimento territorial „Urucuia Grande Sertão‟ e „Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu‟. A pesquisa compreendeu o levantamento teórico e o trabalho em campo. O primeiro abrangeu pesquisas documentais e bibliográficas como aporte teórico ao modelo. O segundo concretizou-se nas entrevistas as comunidades, aos atores escolares (corpo pedagógico-administrativo) e as instituições promotoras do desenvolvimento. Os resultados apresentaram uma realidade distinta à proposta teórica, relacionando-se a carências materiais e estruturais. As propostas de desenvolvimento territorial existentes na região são dúbias, vinculando o município a territórios distintos, nem sempre compatíveis com a identidade da população; e suas atividades encontram-se desconectas e pouco reconhecidas pela população. As escolas possuem necessidades básicas anteriores a capacidade interativa, como inadequada estrutura física; baixa qualificação e regularidade na formação dos profissionais; e delicado relacionamento interno e externo, com pouco diálogo existente entre seus profissionais e com a inexistência de parcerias contínuas com a comunidade e demais instituições. Outro agravante é que a comunidade é majoritariamente desprovida de bases materiais e informacionais. Estes fatores dificultam seriamente a participação da população nos projetos propostos, bem como à estruturação e continuidade destes enquanto novas propostas de desenvolvimento. Todavia, caracteres como o rico contexto socioambiental, a capacidade organizativa da população, o apoio político e a sensibilização territorial já existente, contribuem significativamente para mudanças de fato com qualidade e equidade socioambiental. Para tanto, sugere-se a revisão e reestruturação dos pontos críticos. Sanadas as carências materiais básicas tanto da população como das atividades escolares, propõe-se o firmamento de parcerias entre as instituições e os projetos desenvolvidos, ressaltando-se e retoma a importância humana enquanto „ferramenta‟ indispensável para o desenvolvimento, tendo a escola como elo imprescindível, enquanto gestora e fomentadora de parcerias para a capacidade humana em modificar seu espaço-tempo e (re)criar sua realidade sócio-comunitária. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The irregular technical scientific development of human civilization has brought deep socialenvironmental consequences, modifying the social and political type of „society-environment‟ relation. These consequences highlighted the necessity of emergencial changes, providing the concept about new relevance of social-environmental quality and equity. Throught these circumstances, this work presents the two concepts and the possibility of correlation between them, the „territorial development‟ and „education‟. Enfasizing in the institutional and environmental territorial development, this work proposes the educative processes as tools for projects which aims the managing process of a population in a certain given territory. Aiming the comprehension on how education contributes to territorial development, we tried to discover how the schools can contribute to the subject transformation; identify in what way the school and the studied projects are able or not to potencialize the social environmental quality of life in a region; and elaborate a theoretical and methodological model. The work was done in Chapada Gaucha (MG) town, with the participation of Serra das Araras School and Santa Terezinha School, respectively situated in „Vila de Serra das Araras‟ and „Buraquinho‟, under the projects of territorial development „Urucuia Grande Sertão‟ and „Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu‟. The research comprehended the theoric data and work with the population. The first comprised documental and bibliographic researches as theoric suport to the model. The second was done with interviews in the communities, the school staff and the institutions that promoted development. The results showed a distinct reality to the theoric proposal, relating to the structural and material lack. The proposals of territory development existent in the region are different, joing the district to distinct territories, not always compatible with the population identity and their activities are desconect and a little recognized by the population. The schools have basic necessities more than the interactive capacity, such as inadequate physical structure; low qualification and regularity in the staff formation; delicate relationship, with a little dialogue among their staff and with the inexistence of partnership with the community and other institutions. Another difficulty is that the community is in their majority lack of material basis and information. These facts can not allow the participation of population in the projects, as well as their continuation, concerning new proposal of development. However, caracters such as the socioenvironmental context, the organizative capacity of population, the political suport and the territorial sensibilization already existent, have a large contribution to changes with quality and socioenvironmental equity. We suggest the revision and the restructuration of the critical points. Solved the population material lack and those of the school activities, we propose partnership between institutions and the development projects, highlighting the human importance as a 'tool' to development, having school as an important chain, being a manager of partnership to human capacity in modifying its „time and space‟ and create its sociocommunity reality.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.
Appears in Collections:CDS - Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável (Dissertações)

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