Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/5687
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_RosanaGoncalvesSilva.pdf2,39 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCatalão, Vera Margarida Lessa-
dc.contributor.authorSilva, Rosana Gonçalves da-
dc.date.accessioned2010-10-15T13:50:30Z-
dc.date.available2010-10-15T13:50:30Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.date.submitted2008-12-
dc.identifier.citationSILVA, Rosana Gonçalves da. O papel da sensibilidade e das linguagens poéticas nos processos formativos em educação ambiental: uma ciranda multicor. 2008. 248 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5687-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.en
dc.description.abstractO "Papel da Sensibilidade e a Linguagem Poética nos Processos Formativos em Educacão Ambiental: uma Ciranda Multicor"; é um trabalho de pesquisa que visa a produção de conhecimento no educador ambiental a partir de metodologias baseadas na arte e outras dimensões simbólicas capazes de articular diferentes níveis de percepção da realidade. Propomos a abordagem eco-formativa que conduz o educador à construção de novas possibilidades nas questões sociais e ambientais, estando os diversos métodos dos campos de conhecimento organizados por meio da Pesquisa-ação existencial usada na formação de educadores ambientais. Tal organização é entendida como sistemas abertos à reflexão e propostas de ações educativas que poderiam se tornar locais trans-disciplinares com respeito aos movimentos transversais necessários à Educação Ambiental. Esta pesquisa foi realizada junto a um grupo de nove educadores em uma série de oficinas e encontros, cuja principal estratégia é a criação de pontes de interconexão entre a objetividade e subjetividade, a relação dos indivíduos com uma inter-subjetividade comprometida com o ambiente natural e o construído pelo homem, favorecendo a expansão da percepção humana relacionada com o universo sensível e suas maneiras de ser em e pertencer ao mundo, promovendo interações entre a ecologia, a educação e a cultura. Por outro lado, propomos a abordagem recursiva como um dos princípios orientadores mais importantes para a integração dos saberes que explora novas possibilidades em uma experiência que se apóia nos eixos da sensibilidade, a linguagem poética e os processos simbólicos, sinalizando novos caminhos para a auto-co-formação em Educação Ambiental. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe Role of Sensibility and Poetical Language in Environmental Education Formative Procestes: a Multicolor Rolling-dance is a research work which aims at producing knowledge over the environmental educator starting from methodologies based upon art and other symbolic dimensions able of articulating different perception levels of reality. It is proposed the eco-formative approach that leads the educator to building new action possibilities on social and environmental issues, being the diverse knowledge field methods organized by means of the existential-active research used in the environmental educators’ formation. Such organic arrangement is understood as systems open to reflection and educational action proposals that could become trans-disciplinary locations with respect to a transversal moves necessary for Environmental Education. This research was conducted with a group of nine educators in a series of workshops and meetings, which main strategy is to create interconnection bridges between objectivity and subjectivity, the relation of the individuals with an inter-subjectivity engaged with the natural and man built environment, favoring human perception expansion concerning the sensitive universe and their ways to be in and belong to the world, promoting interactions between ecology, education and culture. In addition, we propose the recursive approach as one of the main guiding principles for knowledge integration that explore new possibilities in an experience held up on the sensibility, poetic language and symbolizing procestes axis, signaling new paths for self-co-formation in Environmental Education.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO papel da sensibilidade e das linguagens poéticas nos processos formativos em educação ambiental : uma ciranda multicoren
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordEcologiaen
dc.subject.keywordEducação e culturaen
dc.subject.keywordCulturaen
dc.subject.keywordPesquisa-açãoen
dc.location.countryBRAen
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/5687/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.