Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/54578
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_AvaliacaoEmissoesCarbono.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação de emissões de carbono e consumo energético da envoltória de um edifício nZEB no contexto de climas quentes
Outros títulos: Evaluación de las emisiones de carbono y el consumo energético de la envolvente de un edificio nZEB en el contexto de climas cálidos
Assessment of carbon emissions and energy consumption of the envelope of an nZEB building in the context of hot climates
Autor(es): Ferreira, Lucas Júnior
Cunha, Fabíola Ramos da
Amorim, Cláudia Naves David
Silva, Joára Cronemberger Ribeiro
Caldas, Lucas Rosse
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Assunto: Balanço energético nulo
Envoltória de edifícios nZEB
Consumo energético
Concentração de CO²
Data de publicação: 16-Ago-2025
Editora: ANTAC
Referência: FERREIRA, Lucas Júnior et al. Avaliação de emissão de carbono e consumo energético de edifícios nZEB no contexto de climas quentes. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2025. Anais [...]. [S. l.]: ANTAC, 2025. DOI: https://doi.org/10.46421/encacelacac.v18i1.7301. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/7301. Acesso em: 3 jun. 2026.
Resumo: Esse trabalho examina a emissão de GEEs no ciclo de vida da envoltória de uma edificação de balanço energético nulo (nZEB) inserida em clima quente. Aplicou-se como método uma ferramenta de cálculo simplificada para Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) desenvolvida pela Agencia Internacional de Energia, IEA/SHC Task 70, que abrange desde a fase de produção dos materiais até o fim do ciclo. Como resultados, encontrou-se que os materiais aço e concreto representam a maior parte do carbono incorporado, enquanto que esse tipo de edifício poderia emitir menos de um sexto de carbono do que um edifício de escritórios convencional, devido à sua maior eficiência energética e menor emissão operacional.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: Copyright (c) 2025 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO Creative Commons License Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/7301. Acesso em: 03 jun. 2026.
DOI: https://doi.org/10.46421/encacelacac.v18i1.7301
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.