Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53568
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_Programa de aprendizagem profissional.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Programa de aprendizagem profissional nacional e similares internacionais : estudos comparativo: Brasil, Paraguai, Colômbia, Espanha, Alemanha e Coreia do Sul
Autor(es): Castioni, Remi
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Assunto: Aprendizagem
Educação profissional - Brasil - Paraguai - Colômbia - Espanha - Alemanha - Coreia do Sul
Educação
Trabalho
Data de publicação: jun-2024
Editora: Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde
Referência: CASTIONI, Remi. Programa de aprendizagem profissional nacional e similares internacionais: estudos comparativo: Brasil, Paraguai, Colômbia, Espanha, Alemanha e Coreia do Sul. Brasília: Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde, 2024. 75 p. Disponível em: https://www.bivica.org/file/view/id/7081.
Resumo: O estudo compara modelos de educação profissional semelhantes ao “Programa de Aprendizagem Profissional”, em países selecionados, com o objetivo de orientar políticas públicas que visem a transição escola-trabalho. Foram analisadas experiências de educação profissional dual (“Dual TVET”) em países como Brasil, Colômbia, Paraguai, Espanha, Alemanha e Coréia do Sul. Também são apresentados quatro casos de sucesso de implementação do programa “jovem aprendiz” por entidades formativas brasileiras e com perfis institucionais distintos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Informações adicionais: Ficha técnica “Programa de Aprendizagem Profissional nacional e similares internacionais” foi desenvolvido pelo projeto “Profissionais do Futuro: competências para Economia Verde”, no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da parceria entre o Ministério de Educação (MEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com o apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
Licença: INFORMAÇÕES LEGAIS - É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte de referência. Para outros usos comerciais, duplicação, reprodução ou distribuição do todo ou partes deste estudo, é necessário o consentimento por escrito do Ministério da Educação e da GIZ. As ideias e opiniões expressas nesta publicação são dos autores e não refletem necessariamente a posição do Ministério da Educação ou da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Documento formatado para distribuição virtual.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.