http://repositorio.unb.br/handle/10482/53321| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2025_FranciscoHelioCavalcanteFelix_TESE.pdf | 5,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Neurociência e filosofia da linguagem : delimitando as possibilidades de reflexão e qualificando o debate |
| Autor(es): | Félix, Francisco Hélio Cavalcante |
| Orientador(es): | Leclerc, André |
| Assunto: | Neurociência Filosofia da linguagem Semântica (Filosofia) Referência (Linguística) |
| Data de publicação: | 2-dez-2025 |
| Data de defesa: | 21-mar-2025 |
| Referência: | FÉLIX, Francisco Hélio Cavalcante. Neurociência e filosofia da linguagem: delimitando as possibilidades de reflexão e qualificando o debate. 2025. 207 f., il. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A ciência é uma forma importante de conhecimento, que proporcionou e proporciona incrementos à vida e ao bem-estar humanos. Para além disso, o conhecimento científico, em sua configuração metodológica atual, tem tido marcante influência no pensamento filosófico. A reflexão acerca do caráter inescapável da ciência e da melhor maneira de se utilizar dos achados científicos, evitando possíveis vícios, está no cerne do presente estudo. Mais especificamente, tenta-se responder à pergunta: como a ciência pode contribuir para o processo de incremento da reflexão filosófica, em especial daquela ligada à filosofia da linguagem em sua tradição analítica? A partir dos impressionantes avanços da neurociência relacionada ao processamento da linguagem, têm sido abertas várias possibilidades de reflexão sobre os consectários filosóficos dos achados científicos nessa área. Contudo, essa interação deve ser cuidadosa, evitando-se deturpações e riscos por vezes presentes em tais relações interdisciplinares. Não é tarefa banal encontrar o adequado local da ciência enquanto potencial incrementadora da reflexão filosófica. Um dos pontos mais relevantes da neurolinguística - o ramo da neurociência aplicada à linguagem - é aquele que trata das características e das diferenças na maneira como se dá o processamento da linguagem entre crianças na primeira infância e entre jovens ou adultos. Essas peculiaridades neurolinguísticas podem ser cotejadas com alguns constructos teóricos da filosofia da linguagem. Tal enfrentamento não se configura como julgamento em um pretenso tribunal científico, mas representa, antes, a oportunidade para um sinergismo virtuoso. Depreende-se que certas abordagens filosóficas mais radicais relacionadas à semântica não parecem se sustentar a contento diante dos achados empíricos, enquanto outras, mais sofisticadas e matizadas, saem fortalecidas. Além disso, algumas correntes refinadas ligadas à teoria do significado e abordagens filosóficas como o descritivismo e a teoria de referência direta, podem ser relacionadas e, em certos aspectos, harmonizadas diante de evidências científicas. Até mesmo algumas categorias de perfil mais epistemológico, ligadas à apreensão do conhecimento, merecem um adequado cotejo com a neurolinguística. |
| Abstract: | Science is an important form of knowledge, which has provided and still provides increments to human life and well-being. Besides this, scientific knowledge, in its current methodological configuration, has had a marked influence on philosophical thought. The reflection about the unavoidability of science and the best way to use scientific findings, preventing possible biases, is at the core of the present study. More specifically, we try to answer this question: how can science contribute to the process of increasing philosophical reflection, especially the one related to the philosophy of language in its analytical tradition? Since the impressive advances of neuroscience related to language processing, several possibilities for reflection on the philosophical consectaries of the scientific findings in this area have been made available. However, this interaction should be careful, avoiding misrepresentations and risks sometimes present in such interdisciplinary relations. It is not a trivial task to find the adequate place for science as a potential enhancer of philosophical reflection. One of the most relevant points in neurolinguistics - the branch of neuroscience applied to language - is the one that deals with the characteristics and differences in the way language is processed among children in early childhood and among young people or adults. These neurolinguistic peculiarities can be compared with some theoretical constructs of the philosophy of language. Such confrontation is not a judgment in a so-called scientific court, but rather an opportunity for a virtuous synergism. It follows that certain of the more radical philosophical approaches related to semantics do not seem to hold up well in the face of empirical findings, while others, more sophisticated and nuanced, stand out stronger. Moreover, some refined tendencies related to the theory of meaning and philosophical approaches like descriptivism and direct reference theory can be correlated and, in some ways, harmonized in the face of scientific evidence. Even some categories of a more epistemological nature, related to the apprehension of knowledge, deserve an adequate confrontation with neurolinguistics. |
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Filosofia (ICH FIL) |
| Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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