http://repositorio.unb.br/handle/10482/53249| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2025_MatheusAvlisGonzagaValdevinoDeSousa_DISSERT.pdf | 29,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Ópera Alma de Claudio Santoro : análise da representação em música da violência contra a mulher |
| Autor(es): | Sousa, Matheus Avlis Gonzaga Valdevino de |
| Orientador(es): | Pereira, Flávio Santos |
| Assunto: | Música - análise, apreciação Ópera Estudos de gênero Música brasileira Musicologia |
| Data de publicação: | 25-Nov-2025 |
| Data de defesa: | 5-Ago-2025 |
| Referência: | SOUSA, Matheus Avlis Gonzaga Valdevino de. Ópera Alma de Claudio Santoro: análise da representação em música da violência contra a mulher. 2025. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A ópera Alma (1984-1985), de Claudio Santoro (1919-1989), representa a única incursão do compositor no gênero operístico. Baseada no romance homônimo de Oswald de Andrade (1890-1954), a obra marca um ponto culminante na trajetória de Santoro, integrando seu período de Maturidade (1978-1989), fase na qual, segundo Mendes (2009, p. 278), observa-se o “esforço do compositor em fazer convergir para um denominador comum o conjunto dos materiais, técnicas e estilos dispostos ao longo de sua carreira”. Considerando a intertextualidade e a multimodalidade inerentes ao gênero operístico, esta pesquisa propõe uma análise de Alma a partir dos episódios de violência sofridos pela protagonista, uma vez que a violência contra a personagem-título constitui um eixo central da narrativa e da expressão musical. Com base na seleção de oito trechos da ópera que evidenciam essas violências, examinamos como a escritura musical dialoga com a dramaturgia para representar e expressar tais experiências. A metodologia adotada segue uma abordagem interdisciplinar, combinando análise musical aplicada à ópera, estudos sócio-musicológicos e estudos de gênero, fundamentando-se em trabalhos de Abbate e Parker (1989), Drabkin (2014), Clément (1979), McClary (2015), Leriche (2024), Accaoui (2020) e Kerman (1988). Dessa forma, esta investigação contribui para a compreensão da obra de Claudio Santoro, ampliando os estudos sobre a ópera brasileira e fomentando reflexões sobre as dinâmicas de representação da violência de gênero na ópera. |
| Abstract: | The opera Alma (1984-1985), by Claudio Santoro (1919-1989), represents the composer’s only incursion into the operatic genre. Based on the eponymous novel by Oswald de Andrade (1890-1954), the work marks a culminating point in Santoro’s trajectory, integrating his Maturity period (1978-1989), a phase in which, according to Mendes (2009, p. 278), one can observe the “composer’s effort to converge towards a common denominator the set of materials, techniques, and styles employed throughout his career.” Considering the intertextuality and multimodality inherent to the operatic genre, this research proposes an analysis of Alma through the episodes of violence experienced by the protagonist, given that violence against the title character constitutes a central axis of both the narrative and musical expression. Based on the selection of eight excerpts from the opera that highlight these instances of violence, we examine how the musical writing interacts with the dramaturgy to represent and express such experiences. The adopted methodology follows an interdisciplinary approach, combining musical analysis applied to opera, socio-musicological studies, and gender studies, drawing on works by Abbate and Parker (1989), Drabkin (2014), Clément (1979), McClary (2015), Leriche (2024), Accaoui (2020), and Kerman (1988). Thus, this investigation contributes to the understanding of Claudio Santoro’s work, expanding studies on Brazilian opera and fostering reflections on the dynamics of gendered violence representation in opera. |
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Música |
| Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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