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Título: Práticas de sustentabilidade em um restaurante universitário brasileiro : percepção dos consumidores
Autor(es): Schneider, Ana Paula Gomes Calmon
Orientador(es): Botelho, Raquel Braz Assunção
Assunto: Sustentabilidade
Restaurante universitário
Percepção
Consumidores
Prática
Data de publicação: 24-Nov-2025
Referência: SCHNEIDER, Ana Paula Gomes Calmon. Práticas de sustentabilidade em um restaurante universitário brasileiro: percepção dos consumidores. 2025. 67 f., il. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A sustentabilidade nos sistemas alimentares universitários representa um eixo estratégico para a integração entre saúde, meio ambiente, justiça social e formação cidadã no contexto da educação superior. Nesse cenário, os restaurantes universitários exercem papel central não apenas na oferta de alimentação acessível e equilibrada, mas também como espaços propícios à implementação de práticas sustentáveis. A avaliação dessas práticas, no entanto, tem se concentrado na perspectiva da gestão, especialmente por meio do uso de checklists institucionais como o Green Restaurants Assessment, enquanto a percepção dos consumidores — usuários diretos desses serviços — permanece pouco explorada no Brasil. O presente estudo teve como objetivos desenvolver, validar e aplicar um instrumento original voltado à avaliação da sustentabilidade em restaurantes universitários sob a perspectiva dos consumidores. A construção metodológica do instrumento ocorreu em múltiplas etapas: revisão de literatura nacional e internacional sobre sustentabilidade em unidades de alimentação e nutrição, adaptação e integração de itens presentes nos instrumentos Green Restaurants Assessment e Schools’ Green Restaurant Assessment, incorporação de atributos identificados em estudos internacionais e validação de conteúdo por especialistas por meio do método Delphi. O instrumento final, composto por 26 itens, foi estruturado com escalas do tipo Likert de cinco pontos, a fim de mensurar a importância atribuída e o desempenho percebido em relação às práticas sustentáveis. Em seguida, o instrumento foi aplicado em um estudo transversal, de abordagem descritiva, com 1.345 frequentadores dos restaurantes universitários de uma universidade pública do Distrito Federal. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, testes de significância e matriz de importânciadesempenho, técnica que permite identificar prioridades de gestão com base nas percepções dos consumidores. Os resultados revelaram discrepâncias relevantes entre a valorização das práticas e a percepção de sua execução, especialmente nos itens relacionados à doação de alimentos e satisfação de clientes, que foram posicionados no limítrofe do quadrante “Concentrar esforços” da matriz IPA. Análises estratificadas indicaram que mulheres, estudantes de menor renda e usuários menos frequentes dos restaurantes apresentaram avaliações mais críticas sobre o desempenho institucional. Adicionalmente, ao comparar os dados do instrumento validado com os resultados do checklist Green Restaurants Assessment, observou-se alta divergência em diversas práticas, evidenciando que há expectativas idealizadas quanto à atuação do serviço. Essa assimetria reforça a necessidade de mecanismos de avaliação que considerem a voz dos usuários como parte estratégica da gestão e da governança institucional. O instrumento proposto demonstrou efetividade e aplicabilidade para mensurar a percepção dos consumidores sobre a sustentabilidade em restaurantes universitários, configurando-se como uma ferramenta promissora para o monitoramento participativo, a avaliação contínua e o aprimoramento das práticas institucionais. Os achados desta dissertação oferecem subsídios relevantes para gestores, formuladores de políticas e pesquisadores interessados em alinhar os serviços de alimentação à agenda da sustentabilidade alimentar.
Abstract: Sustainability in university food systems represents a strategic axis for the integration of health, environment, social justice, and civic education within the context of higher education. In this scenario, university restaurants play a central role not only in providing accessible and balanced meals but also as spaces conducive to the implementation of sustainable practices. The evaluation of these practices, however, has focused on the management perspective, particularly through the use of institutional checklists such as the Green Restaurants Assessment, while consumer perception — the direct users of these services — remains little explored in Brazil. The present study aimed to develop, validate, and apply an original instrument for evaluating sustainability in university restaurants from the consumers’ perspective. The methodological construction of the instrument took place in multiple stages: a review of national and international literature on sustainability in food and nutrition units, adaptation and integration of items present in the Green Restaurants Assessment and Schools’ Green Restaurant Assessment instruments, incorporation of attributes identified in international studies, and content validation by experts using the Delphi method. The final instrument, composed of 26 items, was structured with five-point Likert-type scales to measure both the importance attributed to and the perceived performance of sustainable practices. The instrument was then applied in a cross-sectional, descriptive study with 1,345 patrons of university restaurants at a public university in the Federal District. The collected data were analyzed using descriptive statistics, significance tests, and importance–performance analysis (IPA), a technique that makes it possible to identify management priorities based on consumer perceptions. The results revealed relevant discrepancies between the value attributed to practices and the perception of their execution, especially in items related to food donation and customer satisfaction, which were positioned at the borderline of the “Concentrate Efforts” quadrant of the IPA matrix. Stratified analyses indicated that women, students with lower income, and less frequent users of the restaurants presented more critical evaluations of institutional performance. Additionally, when comparing the validated instrument data with the results from the Green Restaurants Assessment checklist, high divergence was observed in several practices, showing that there are idealized expectations regarding the service’s performance. This asymmetry reinforces the need for evaluation mechanisms that consider the users’ voice as a strategic part of management and institutional governance. The proposed instrument proved to be effective and applicable for measuring consumer perception of sustainability in university restaurants, establishing itself as a promising tool for participatory monitoring, continuous evaluation, and improvement of institutional practices. The findings of this dissertation provide relevant insights for managers, policymakers, and researchers interested in aligning food services with the food sustainability agenda.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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