| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Mendonça, Ana Valéria Machado | - |
| dc.contributor.author | Albarado, Ádria Jane | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-19T17:06:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-19T17:06:52Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-19 | - |
| dc.date.submitted | 2025-04-16 | - |
| dc.identifier.citation | ALBARADO, Ádria Jane. Museu de grandes novidades: um olhar sobre campanhas de comunicação de HIV e AIDS no Brasil. 2025. 143 f., il. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53176 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Campanhas midiáticas são as mais comuns estratégias de Comunicação em Saúde
no Brasil. De maneira histórica e tradicional, a partir de direcionamentos
epidemiológicos, elas são divulgadas em mídias de massa com o objetivo de prevenir
doenças infectocontagiosas, inclusive o HIV e a aids, sendo, portanto, utilizadas
constantemente como estratégia de Vigilância em Saúde. Todavia, apesar de
adotadas desde o início da epidemia de HIV e aids, ano após ano ocorrem novas
infecções, em particular entre pessoas vulnerabilizadas. E quando se buscam
referências sobre a avaliação dessas intervenções, observa-se uma lacuna nas
discussões da Saúde Coletiva. Diante desse contexto, a presente tese avalia as
campanhas de comunicação sobre HIV e aids veiculadas pelo Ministério da Saúde
brasileiro no recorte temporal de 2012 a 2022. Trata-se de um estudo de caso a partir
da triangulação de métodos, que inclui: análise de conteúdo de peças das campanhas;
avaliação normativa de notas técnicas e/ou informativas, briefings e planos de mídia;
análise estatística e comparativa de dados epidemiológicos e operacionais e de
políticas públicas; e pesquisa documental e bibliográfica. Quanto às bases
epistemológicas adotadas, sob a perspectiva da transdisciplinaridade inerente às
áreas, recorre-se a uma série de teóricos da Saúde Coletiva e da Comunicação Social,
em especial das subáreas da Epidemiologia, Vigilância e Comunicação em Saúde e
da Sociologia da Comunicação, respectivamente. Os resultados demonstram que as
campanhas abordam métodos dos níveis de prevenção primária e secundária em 81%
e 93% das peças, na respectiva ordem. Os níveis terciário e quaternário só aparecem
em 8% e 32%. Os materiais citam os métodos de prevenção sem informações
explícitas sobre cada um, dando ênfase às intervenções biomédicas. As campanhas
acompanharam a evolução das tecnologias de cuidados, mas possuem graves falhas
informacionais. As peças analisadas não respondem à necessidade de promover as
intervenções comportamentais e estruturais determinadas pelos avanços políticas
públicas de saúde e direitos humanos, em particular sobre HIV e aids. Apesar disso,
elas podem ter contribuído para os avanços rumo ao alcance das metas de eliminação
da infecção e da doença como problemas de saúde pública no Brasil. Ressalta-se a
necessidade e a urgência de aperfeiçoamento das campanhas enquanto estratégia
de Comunicação em Saúde adotada com o objetivo prevenir o HIV e a aids, sobretudo
se consideradas as especificidades das populações-chave e prioritárias. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Museu de grandes novidades : um olhar sobre campanhas de comunicação de HIV e AIDS no Brasil | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Comunicação em saúde | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Vigilância em saúde | pt_BR |
| dc.subject.keyword | AIDS (Doença) - Brasil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | HIV (Vírus) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Media campaigns are the most common health communication strategies in Brazil.
Historically and traditionally, based on epidemiological guidelines, they are
disseminated in the mass media with the aim of preventing infectious diseases,
including HIV and AIDS. They are therefore constantly used as a health surveillance
strategy. However, despite having been adopted since the beginning of the HIV and
AIDS epidemic, new infections occur year after year, particularly among vulnerable
people. And when we look for references on the evaluation of these interventions, we
see a gap in the discussions on Collective Health. In this context, this thesis evaluates
the communication campaigns on HIV and AIDS run by the Brazilian Ministry of Health
with a time frame from 2012 to 2022. It is a case study based on the triangulation of
methods, which includes: content analysis of campaign pieces; normative evaluation
of technical and/or information notes, briefings and media plans; statistical and
comparative analyses of epidemiological, operational and public policy data; and,
documentary and bibliographic research. As for the epistemological bases selected,
from the perspective of the inherent transdisciplinarity of the areas, a series of theorists
from Collective Health and Social Communication were adopted, especially from the
sub-areas of Epidemiology, Surveillance and Health Communication and Sociology of
Communication, respectively. The results show that the campaigns address methods
from the primary and secondary prevention levels in 81 per cent and 93 per cent of the
pieces, in that order. The tertiary and quaternary levels only appear in 8% and 32%.
The materials mention prevention methods without explicit information about each one,
and biomedical interventions are emphasised. The campaigns have kept pace with the
evolution of care technologies, but have serious information gaps. The pieces analysed
do not respond to the need to promote behavioural and structural interventions
determined by advances in public health and human rights policies, particularly on HIV
and AIDS. Despite this, they may have contributed to progress towards the goals of
eliminating the infection and the disease as public health problems in Brazil. It is
important to emphasise the need and urgency of improving campaigns as a Health
Communication strategy adopted with the aim of preventing HIV and AIDS, especially
considering the specificities of key and priority populations. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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