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Título: Variáveis espaço-temporais da locomoção em crianças de 3 a 10 anos
Autor(es): Mesquita, Paula Ribeiro
Orientador(es): David, Ana Cristina de
Assunto: Dados de referência
Desenvolvimento motor
Aptidão física
Biomecânica
Data de publicação: 17-nov-2025
Referência: MESQUITA, Paula Ribeiro. Variáveis espaço-temporais da locomoção em crianças de 3 a 10 anos. 2025. 83 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A descrição das variáveis espaço-temporais da locomoção em crianças pode facilitar a compreensão do desenvolvimento motor típico, permitindo a comparação com possíveis disfunções e contribuindo para programas de atividade física mais adequados, diagnósticos precoces e tratamentos clínicos mais eficientes. A análise das variáveis espaço-temporais visando o entendimento da aquisição e especialização da habilidade de correr em crianças ainda é limitada. Além disso, a associação dessas variáveis com outros fatores também pode ser mais bem estudada. Objetivo: este estudo transversal teve como objetivo apresentar valores de referência por idade e sexo para as variáveis espaçotemporais durante o correr em velocidade auto selecionada e rápida em crianças de 3 a 10 anos. Também foram apresentados os valores das variáveis espaço-temporais do andar em velocidade auto selecionada. Além disso, investigou-se a associação entre o índice de massa corporal (IMC) e essas variáveis e entre a velocidade do correr e a distância no salto de impulsão horizontal. Métodos: participaram do estudo 181 crianças (97 do sexo feminino). As variáveis espaço-temporais (velocidade, cadência, comprimento do passo, tempo de ciclo e duração das fases aérea e de apoio) foram coletadas por meio da plataforma GAITRite em três condições distintas: correr rápido, correr auto selecionado e andar auto selecionado. Resultados: Com o avanço da idade, observou-se um aumento da velocidade absoluta e do comprimento do passo, bem como redução da velocidade normalizada, cadência e comprimento do passo normalizado. Meninos apresentaram valores mais altos de velocidade absoluta e normalizada, cadência e comprimento do passo normalizado em comparação às meninas. Crianças com sobrepeso apresentaram velocidades mais baixas durante o correr e maior duração da fase de apoio. O aumento da velocidade do correr foi associado a maior cadência, comprimento do passo e duração da fase aérea, e a menor duração do tempo de ciclo e da fase de apoio. A distância no salto de impulsão horizontal esteve positivamente associada à velocidade do correr. Conclusões: O comportamento das variáveis espaço-temporais indicou que os padrões de movimento do correr ainda parecem estar em desenvolvimento na faixa etária de 3 a 10 anos. Além disso, as meninas e as crianças mais velhas parecem ter um desenvolvimento mais rápido da habilidade de correr. A associação com o IMC demonstrou que, mesmo em crianças não obesas, o sobrepeso foi suficiente para reduzir a velocidade e estender a fase de apoio durante o correr, enfatizando a importância da composição corporal no desenvolvimento dessa habilidade. A associação entre a velocidade do correr e a distância alcançada no salto de impulsão horizontal sugere que a aptidão física e o nível de desenvolvimento motor necessários para as habilidades de correr e saltar parecem ser semelhantes.
Abstract: Describing spatiotemporal variables of locomotion in children can contribute to understanding typical motor development, enabling comparisons with possible dysfunctions and supporting more effective interventions, such as appropriate physical activity programs, early diagnoses, and clinical treatments. Despite the relevance of this topic, the analysis of these variables focusing on the acquisition and specialization of the running skill in children remains limited. Furthermore, the relationship between these variables and other factors also deserves further investigation. Objective: This crosssectional study aimed to establish age- and sex-specific reference values for spatiotemporal variables during running at self-selected and fast speeds in children aged 3 to 10 years. Additionally, values for spatiotemporal variables during walking at a selfselected speed were presented. The study also examined the associations between body mass index (BMI) and these variables, as well as between running speed and horizontal standing long jump distance. Methods: A total of 181 children (97 girls) participated in the study. The spatiotemporal variables – speed, cadence, step length, cycle time, and duration of the aerial and stance phases – were measured using the GAITRite system under three distinct conditions: fast running, self-selected running, and self-selected walking. Results: With increasing age, absolute speed and step length increased, while normalized speed, cadence, and normalized step length decreased. Boys presented higher values of absolute and normalized speed, cadence, and normalized step length compared to girls. Overweight children exhibited lower running speeds and longer stance phase duration. Increased running speed was associated with greater cadence, step length, and aerial phase duration, as well as shorter cycle time and stance phase duration. A positive association was also observed between running speed and horizontal jump distance. Conclusions: The behavior of spatiotemporal variables indicated that running movement patterns are still developing in children aged 3 to 10 years. In addition, girls and older children seem to exhibit faster development of running skills. The association with BMI showed that even in non-obese children, being overweight was enough to reduce running speed and prolong the stance phase, emphasizing the importance of body composition in the development of this skill. The association between running speed and horizontal jump distance suggests that physical fitness and the level of motor development required for running and jumping skills appear to be similar.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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